Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo
Evento Dádivas de Pai (Divulgação)

Almoço da Associação São Joaquim ainda contará com o humor de Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria e atrações musicais

Qual a melhor memória que você tem de seu pai? É com essa pergunta e tantas lindas respostas que a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade (ASJ), que desde 2006 oferece o serviço de Centro de Convivência para 350 pessoas idosas em Carapicuíba, município com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Grande São Paulo, promove a 6ª edição do Dádivas de Pai - Almoço beneficente em prol da ASJ.

O evento acontecerá no dia 04 de agosto, domingo que antecede o Dia dos Pais, das 13h às 18h, no Sky Hall Terrace Bar, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo – SP.

Mônica Rosales, fundadora da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade (ASJ), conta qual é a boa memória que tem de seu pai:

“Uma boa memória que eu tive com meu pai foi quando, aos 80 anos, ele me disse que queria deixar um legado, uma fundação, e assim, a gente viu que ele gostava e se sensibilizava pelos idosos. ‘Dos idosos, ninguém se lembra’, falava ele. E a gente fundou a Associação São Joaquim, com o nome da empresa dele, e depois fomos ver que São Joaquim é o padroeiro dos idosos ou o avô do menino Jesus, e isso me deixou profundamente comovida”, relata Mônica Rosales.

Sabemos que infelizmente ainda são muitas as crianças, jovens e adultos que sequer conhecem seus pais, porém, a ideia do evento é celebrar justamente os pais presentes e amorosos.

“Faremos um almoço celebrativo a essa força criadora, ancestral, solar e masculina”, revela Mônica Rosales.

Em 2023, a região Sudeste do país teve a menor quantidade, em números absolutos, de pais que não registraram seus filhos (5%), conforme dados da Arpen-Brasil. Espera-se que com a conscientização e o reforço dos vínculos familiares, esses números melhorem cada vez mais.

A figura paterna desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional, social e psicológico de indivíduos de todas as idades, modelando comportamentos de forma positiva e transmitindo valores fundamentais de ética e respeito ao próximo. Há a questão financeira, também muito importante para o apoio material da vida dos filhos. Sua presença e envolvimento afetivo têm um impacto significativo na autoestima e na autoconfiança das crianças, influenciando diretamente suas habilidades de socialização e seus relacionamentos interpessoais ao longo da vida.

O Dia dos Pais não apenas celebra esses vínculos familiares, mas também destaca a importância de reconhecer e valorizar o papel dos pais na formação e no bem-estar de seus filhos.

Por isso, o dia 04 de agosto será para celebrar as DÁDIVAS DE PAI, nutrindo os laços entre pais e filhos e apoiando centenas de pessoas idosas por meio da venda de convites beneficentes, fomentando a cultura de doação de forma afetiva, gastronômica e consciente.

ALMOÇO AFETIVO E INVERNAL – O cardápio do almoço apresentará aos participantes o conceito de “economia das dádivas”, presente em todas as edições anuais do evento, em que o dar e o receber são vivenciados intensamente, com a proposta de valorização da abundância, sem deixar de lado a sustentabilidade, unindo GASTRONOMIA E SOLIDARIEDADE.

O almoço afetivo e invernal será guiado pela diretriz da celebração e do sabor das relações paternas, sendo assinado pela Chef Neka Menna Barreto, do Neka Gastronomia e pelo Chef Martin Casilli, do Sky Hall Garden e ex-MasterChef. Neka e Martin estão oferecendo seus serviços voluntariamente.

E NÃO É SÓ GASTRONOMIA – E se tem algo que reforça os laços entre pais e filhos é a música. O coral da Associação São Joaquim fará uma apresentação emocionante. Além disso, Cainã Mendonça, músico, e seu pai, também levarão muita emoção aos convidados. E ainda terá o humor do já conhecido Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria.

O evento contará com muitas surpresas para toda a família, tudo respaldado pela cultura da doação, em um espaço nobre de São Paulo propício à confraternização e sociabilização.

OS CHEFS DO MENU AFETIVO - Neka Menna Barreto, do Neka Gastronomia – Nutricionista, banqueteira, Chef de Cozinha, passou por experiências na Alemanha, Índia e Colômbia. Celebrar, cultivar e nutrir a vida têm sido os ofícios de Neka desde 1987. Chef sócia do Neka Gastronomia, empresa que tem o propósito de despertar as pessoas pelo apetite com diferentes sabores, valorizando a biodiversidade e a agroecologia.

“Primeiro a gente vende nosso tempo e chega um momento da vida que se compra esse tempo de volta para ajudar o outro. Saber enxergar o outro é tudo”, analisa a Chef Neka Menna Barreto.

Martin Barrios Casilli, do Sky Hall Garden – Chef responsável pela cozinha do Sky Hall Garden, foi destaque na revista Go’Where Gastronomia, além de ter participado da primeira temporada do MasterChef Brasil.

Os convites já estão à venda e são limitados. Os interessados podem comprar via Sympla/dadivas-de-pai-almoco-beneficente ou via PIX - CNPJ: 08.423.734.0001/95 - Associação São Joaquim (favor enviar comprovante para o WhatsApp 11 99201-6170 - Regina).

A realização é da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade.

A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade - Organização sem fins lucrativos que atende a 350 pessoas idosas. O objetivo é gerar oportunidade de uma longevidade digna por meio da socialização, fortalecimento de vínculos, inclusão, manutenção da autonomia, valorização e garantia de direitos das pessoas idosas. Já contribuiu diretamente com o envelhecimento ativo e saudável de mais de 1.600 pessoas idosas residentes em Carapicuíba (SP). Saiba mais em: http://www.saojoaquim.org.br/.

SERVIÇO

Evento: Dádivas de Pai 6ª edição - Almoço beneficente em prol da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

Data: 04 de agosto – domingo
Local: Sky Hall Terrace Bar