Passeios pedagógicos: oportunidades de consolidar conteúdos aprendidos em sala de aula
...

Fazenda Faraó possibilita aos visitantes vivenciar experiências fundamentais para a construção da cidadania

Aprender não tem que ser exclusividade da sala de aula. Apresentando de forma prática o que geralmente é visto apenas em livros, as aulas de campo na forma de excursão contribuem no desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno. Uma visita organizada a uma fazenda cercada por montanhas e muito verde costuma motivar as crianças e ajudá-las a visualizar o ponto exato em que a teoria do conteúdo curricular e a magia da vida e da natureza se encontram. Essa é exatamente a proposta que a Fazenda Faraó traz para escolas de todo o Brasil que queiram promover atividades pedagógicas fora das quatro paredes da sala de aula. Localizada em Cachoeira de Macacu, a fazenda, que possui 880 mil metros quadrados, foi idealizada para realizar acampamentos de férias e passeios pedagógicos.

Um dos conceitos do lugar é favorecer a construção de valores fundamentais para a promoção de uma sociedade mais comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, todas as atividades são pensadas para possibilitar aos visitantes uma experiência singular e totalmente integrada à natureza.

Todas as construções da fazenda utilizam princípios ecológicos. Dentro dos limites da propriedade, nasce um rio de águas cristalinas que, devido à geografia do local, forma diversas cachoeiras e piscinas naturais. O rio também gera energia para a fazenda por meio de um sistema que abastece uma turbina hidráulica, sem poluição ou dependência de recursos externos.

“Nossa proposta pedagógica inclui a formação de um espaço de aprendizagem por meio de estruturas ecológicas e provocadoras de ação e reflexão sobre o meio e a sociedade. Acreditamos que o trabalho coletivo em contato com a natureza promove ações transformadoras”, conta Marcio Lazaroni, mais conhecido como Laza, fundador da fazenda e educador na área de acampamentos desde 1997.

Ao longo de mais de 10 anos a fazenda Faraó promove atividades transdisciplinares direcionadas para promover experiências significativas. Conceitos de disciplinas como geografia, história física, química, biologia, educação física e artes são trabalhadas de maneira integrada e aplicada à realidade.

Para os passeios pedagógicos os grupos podem apenas vir para passar o dia ou podem pernoitar na fazenda e passar mais dias por lá. A estrutura do local abrange alojamentos, áreas cobertas para caso de chuvas, cozinha com capacidade para preparar até quatro refeições diárias e uma equipe de educadores que fica à disposição do grupo o tempo inteiro.

Serviço – Fazenda Faraó
Informações: (21) 99804-5573