E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Cooxupé apoia pesquisa que mostra potencial da cafeicultura para balanço positivo de carbono
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Pesquisa detectou que as lavouras cafeeiras sequestram carbono, assim como uma floresta, e o retêm no solo por 15 anos
Pesquisa detectou que as lavouras cafeeiras sequestram carbono, assim como uma floresta, e o retêm no solo por 15 anos

Para estimular a sustentabilidade e as boas práticas agrícolas, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé apoia uma pesquisa sobre o balanço de carbono nas fazendas de café. O estudo é conduzido por Renata Ribeiro do Valle Gonçalves e João Paulo da Silva, do Cepagri - Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Unicamp. Além disso, está ligado ao projeto Coffee Change, que fomenta avanços sustentáveis na cultura do grão.

Até o momento, a pesquisa detectou que as lavouras cafeeiras sequestram carbono, assim como uma floresta, e o retêm no solo por 15 anos. O estudo ainda ajuda os produtores de café a identificar onde emitem mais carbono para fazer essa redução e confirma que a manutenção da matéria orgânica no solo é fundamental para esse equilíbrio.

Estudo

De acordo com os estudiosos, o objetivo é identificar práticas eficazes para alcançar a meta de zerar o balanço de carbono na cafeicultura e garantir uma produção ambientalmente responsável. Dessa forma, a Cooxupé cedeu, inicialmente, cinco fazendas estruturadas no Gerações, seu protocolo próprio de sustentabilidade, para a pesquisa.

Em seguida, os pesquisadores usaram um banco de dados de solos com cerca de 1.800 propriedades do Sul mineiro e geraram uma curva para mostrar a relação entre o carbono no solo e a idade do café. Na terceira etapa, a cooperativa selecionou mais 11 fazendas de tamanhos variados, que também integram o Protocolo Gerações.

O trabalho dos pesquisadores continua e, após seu resultado final, deve auxiliar os cafeicultores nas tomadas de decisões no campo.

Ferramenta

Para fazer a curva entre o carbono no solo e a idade do café, o estudo usa a Ferramenta GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol). É um padrão global para mensurar, gerenciar e reportar emissões de gases de efeito estufa (GEE), de forma eficiente e transparente, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas globais.

Segundo o Cepagri, a metodologia foi desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). É amplamente utilizada por empresas, governos e instituições de pesquisas para calcular as emissões de GEE de um local.

Pela vocação agrícola e estrutura ambiental complexa e diferente da Europa, havia a necessidade de construir uma ferramenta que considerasse as particularidades do ambiente agrícola tropical brasileiro.

\"Então, em parceria com a WRI Brasil, a Embrapa e a Unicamp firmaram uma parceria para construir uma ferramenta que considerasse no balanço de emissões em atividades agrícolas dentro da porteira, as variações e particularidades do ambiente tropical brasileiro. Também surgiu a necessidade de fazer uma adaptação específica para a cafeicultura, considerando processos da lavoura, como o beneficiamento e as particularidades do crescimento da planta em relação a outras espécies\", explicou João Paulo em publicação da Unicamp.

Na cafeicultura, a ferramenta pode ser adaptada para levar em conta as particularidades das atividades agrícolas. Como o uso de fertilizantes, práticas de manejo do solo e as emissões associadas ao cultivo e processamento das colheitas.

Práticas sustentáveis

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, participar da pesquisa é ajudar a encontrar práticas mais eficazes para as lavouras cafeeiras zerarem o balanço de carbono entre seus mais de 19 mil cooperados.

\"Nosso papel enquanto cooperativa é estimular a sustentabilidade nas propriedades das nossas famílias cooperadas. Participar de um estudo tão importante quanto este é demonstrar nosso compromisso em produzir um café de alta qualidade, alinhado com as expectativas do mercado e do consumidor, sempre em busca de técnicas sustentáveis\", afirma.

Editorias:   Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Phábrica de Ideias  
Contato: Loreta Fagionato  
Telefone: 16-36204448-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.