Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
Celso Oliveira e equipe CHEP demonstram os paletes sustentáveis

O Grupo Savegnago recebeu, na última segunda-feira, dia 20, o certificado de sustentabilidade pelo reconhecimento do trabalho da rede na área de Logística. A certificação apresenta os benefícios ambientais da sua operação ao longo de 2023 e é concedida pela CHEP - A Brambles Company, empresa global líder em gestão e transporte de mercadorias por meio de paletes sustentáveis.

A emissão da certificação fica a cargo da RDC Environment, consultoria externa da Bélgica que realiza um estudo independente e calcula os impactos ambientais dos paletes da CHEP, em comparação com as alternativas do mercado. A pesquisa é feita por meio de uma Análise de Ciclo de Vida (LCA) revisada por pares, usando as metodologias ISO 14044 e ISO 14040.

Assim, pela utilização dos serviços da CHEP, o Grupo Savegnago contribui com a proteção ao meio ambiente e a promoção de um modelo logístico sustentável.

De acordo com a certificação, por meio da parceria com a CHEP, a rede salvou cerca de 1.400 árvores, evitou o descarte de mais de 460 mil quilos de resíduos em aterros – o equivalente ao desperdício de mais de 350 mil pessoas por dia –, além de ter evitado a geração de emissões de carbono em mais de 515 mil quilos – o correspondente a 12 voltas ao mundo de caminhão.

O diretor de Logística do Grupo Savegnago, Celso Oliveira, ressalta os benefícios financeiros da parceria com a CHEP, pois os paletes são projetados para uso prolongado e são reutilizáveis, o que reduz, de maneira significativa, os custos de reposição. \"Por outro lado, a padronização nos ajuda na melhoria de eficiência operacional, graças à disponibilidade garantida pela CHEP, sem prejuízo da operação. E ao mesmo tempo, devido ao processo, garantimos a rastreabilidade dos materiais\", explica.

Além disso, Oliveira afirma que a rede reforça seu compromisso com a agenda ESG conquistando esta certificação.

\"Podemos destacar a sustentabilidade em função da reutilização e reciclagem, contribuindo para a redução do desperdício com boas práticas internas adotadas para a manutenção do palete. Por ser um palete reutilizável, reduzimos nossa pegada na produção de carbono. Ainda destacamos a responsabilidade social, demonstrando nosso compromisso com as práticas voltadas para o ESG\", conclui o diretor.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Negócios  Serviços
Empresa: Phábrica de Ideias