E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Com livrarias e eletros à frente, Goiás se destaca no varejo nacional
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Lucas Vinício na loja do Fujioka
Lucas Vinício na loja do Fujioka


17ª alta consecutiva em abril é uma marca inédita desde 2013 e indica um crescimento estável e sustentado no longo prazo. Na variação acumulada em 12 meses, o destaque foi para a venda de livros, jornais, revistas e papelaria, seguida dos eletrodomésticos

O comércio varejista de Goiás segue em alta e alcançou, em abril de 2025, sua 17ª elevação consecutiva nas vendas, um feito que não se repetia desde 2013, conforme levantamento do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). Na variação acumulada em 12 meses, o crescimento do setor foi de 3,6%, com destaque para a venda de livros, jornais, revistas e papelaria (12,4%) e eletrodomésticos (11,9%).

Os dados, divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), consolidam o estado de Goiás como um dos protagonistas do varejo nacional, mas também são importantes como indicadores que permitem acompanhar tendências e o comportamento do comércio varejista de forma geral no país, já que as áreas em destaque são parecidas.

Livros em alta
Sobre o interesse crescente pelo segmento editorial e papelaria, vemos que após um período de retração nos anos anteriores, o comércio de livros no Brasil está apresentando sinais de crescimento em 2025, tendência iniciada em 2024. No 13º Painel de Varejo de Livros, referente ao período de 2 a 29 de dezembro de 2024, por exemplo, o volume de livros vendidos aumentou 18,92%.

A proprietária da Livraria Nobel Bougainville, Scylene Britto, comenta que mesmo usando os livros eletrônicos, as pessoas nunca deixaram o de papel. Existe um fascínio pelo livro físico e pela experiência também de frequentar a livraria. “Estamos há 16 anos no mesmo shopping e percebemos que recentemente o interesse pelos livros tem aumentado, principalmente dentre os adolescentes. Aumentaram também os grupos de leitura, algo que inclusive incentivamos aqui na Nobel”, comenta.

Venda eletrodomésticos
Sobre o comércio de eletrodomésticos, o setor já vinha registrando bons números com o melhor desempenho da última década em 2024, segundo balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). O analista de compras de compras de áudio e eletro do Grupo Fujioka, Lucas Vinício, conta que a empresa, especialista em informática e eletrônicos, está investindo fortemente neste setor e vem alcançando bons resultados.

“Neste primeiro semestre, as categorias que estiveram em alta foram as lava e seca, lava-louças e as fritadeiras de alta capacidade. Mas no segundo semestre as vendas dos aparelhos de ar-condicionado devem disparar. Estaremos com estoque preparado e com a expectativa de um aumento nas vendas de 20%”, explica ele.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Industria  Negócios  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 18/06/25
Fonte do release
Empresa: Kasane Comunicação Inteligente   
Contato: Kasane Comunicação  
Telefone: 62-3945-7396-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.