Termina domingo a 10ª Ribeirão Preto Restaurant Week
Bacalhau à Vicentina do Bello Trattoria

Pela primeira vez, festival acontece durante um mês, pela primeira vez reuniu 20 casas e, pela primeira vez, o evento traz também os menus plus. Organizadores esperam faturamento de R$ 1,5 milhão pelos restaurantes
O último dia para degustar os 31 menus da 10ª Ribeirão Preto Restaurant Week é neste domingo, 15 de maio. Até lá, os melhores restaurantes e bistrôs da cidade estarão oferecendo menus completos, criados exclusivamente pelos chefs para o festival, com preços fixos. A expectativa dos organizadores do maior festival gastronômico brasileiro é que o faturamento das casas participantes chegue a R$ 1,5 milhão com a venda dos menus Restaurant Week.
A edição deste ano trouxe várias novidades. Pela primeira vez o festival contou com quatro semanas, também é a primeira edição que reúne 20 participantes e é a primeira vez que a cidade recebe os menus plus, além dos menus tradicionais.
O festival se consagrou na cidade: alguns chefs e gerentes informam que mais de 90% das vendas neste período são dos menus Restaurant Week. Por outro lado, muitos amantes da gastronomia aproveitam para fazer um tour gastronômico e as casas já estão aceitando reservas para o fim de semana.
Para quem ainda não degustou o festival, a Restaurant Week apresenta menus completos – com entrada, prato principal e sobremesa – com preço fixo. O menu tradicional sai por R$ 49,90 no almoço e R$ 64,90 no jantar. E o menu plus custa R$ 59,90 no almoço e R$ 74,90 no jantar. Dos 20 participantes, 16 oferecem o menu plus e quatro servem o menu tradicional.
Há pratos para todos os gostos, desde a rica culinária brasileira, passando pela alemã, caseira, churrascaria, contemporânea, francesa, indiana, italiana, pizzaria e ainda as opções vegetariana e vegana. E a Nestlè convidou os chefs a criarem pratos com o Creme de Leite Nestlè – das 20 casas participantes do festival Restaurant Week, nove apresentam pratos criados com o creme de leite. Ele está em várias entradas, pratos principais, como strogonoff, mungunzá e massas como tagliatelle, fetuccine e pappardelle, e não poderia faltar em sobremesas com creme de avelã, brownie, torta, panna cotta, profiterole e gelato.
Vale a pena consultar o site http://www.retaurantweek.com.br para saber o horário de funcionamento das casas, valores, reservas e a composição do menu.
Com música
Todos os anos, os organizadores elegem um tema para o evento com objetivo de inspirar a criação dos chefs. Este ano, o tema “Gastronomia e Música” foi escolhido para homenagear o segmento artístico que, assim como os restaurantes, sofreu restrições durante o período de isolamento social nos dois últimos anos. “E também porque a música e a gastronomia sempre andam juntas numa simbiose que sempre torna o encontro ao redor de uma mesa mais gostoso”, lembra o CEO da Restaurant Week Brasil Fernando Reis.
A Restaurant Week
O festival Restaurant Week acontece em várias capitais brasileiras e algumas cidades. Ele fomenta o turismo na cidade, promove a gastronomia regional, dá visibilidade ao trabalho dos chefs locais, gera receita e também valoriza a cidade. O evento começou em Nova York em 1992 e acontecia apenas uma semana por ano. O objetivo era garantir o movimento nos restaurantes na baixa temporada das férias de julho com atrativos para os clientes. Mas fez tanto sucesso que hoje está em vários países e centenas de cidades pelo mudo. O evento chegou ao Brasil em 2007. A primeira Restaurant Week aconteceu em São Paulo e hoje está em 15 cidades democratizando a gastronomia.
Onde tem Restaurant Week
Abraçaço Café (Rua Cerqueira Cesar 1652, Jd. Sumaré)
Ancho Premium Beef (Rua Bernardo Alves Pereira 92, Jd. Canadá)
Bello Trattoria (Rua Bernardo Alves Pereira 92, Jd. Canadá)
Boragó Comfort Food (Rua São José 933, Shopping Santa Úrsula, Higienópolis)
Café Despertar (Rua Pedro Pegoraro 285, Ribeirânia)
Casa Falaguasta (Rua Visconde de Abaeté 701, Jardim Sumaré)
Cervejaria Walfanger (Rua Carlos Ribeiro de Souza 115, Bonfim Paulista)
Compotta Comida Casual (Rua Paschoal Bardaro 2266, Jd. Botânico)
Jasmim Restaurante (Rua do Professor 317, Jd. Irajá)
L\'amour Bistrot (Avenida Itatiaia 891, Jd. América)
L´Osteria (Rua Mariano Pedroso de Almeida 260, Alto da Boa Vista)
Le Quartier Bistrot (Avenida Independência 1764, Jd. Sumaré)
Lotus Sweet & Spicy Culinária Indiana (Rua Raul Peixoto 729, Vila Ana Maria)
Mousse Cake (Avenida José Adolfo Bianco Molina 2060, Jd. Canadá; Rua João Penteado 1481, Jd. América; Avenida Cel. Fernando Ferreira Leite 1540, Ribeirão Shopping Jd. Califórnia)
My Mousse Cake (Praça Boa Ventura Ferreira da Rosa 242, Jd. Sumaré)
San Sebah (Avenida Norma Valério Corrêa 205, Jd. Botânico)
Sunflower by Wellendorf (Rua Atibaia 38, Jd. Paulista)
Via Luce (Avenida Santa Luzia 100, Jd. Sumaré)

Gastronomia e responsabilidade social
Quem mora em Ribeirão Preto é bem provável que conheça o Corassol - Centro de Orientação Reintegração e Assistência Social. Ele foi a entidade eleita pelos organizadores da Restaurant Week para receber as doações angariadas durante o festival.
Como funciona: os restaurantes participantes convidam os clientes a doarem R$ 1,00 no pagamento de cada menu exclusivo da Restaurant Week para a entidade. Ao final do festival, todas as doações são encaminhadas à diretoria do Corassol. A taxa de aceitação dos clientes dos restaurantes é de quase 100% e, segundo os organizadores da Restaurant Week, muitos clientes aumentam o valor doado em todo o país.
O Corassol funciona há mais de 35 anos e desenvolve atividades na área dos direitos fundamentais do ser humano – vida, saúde, educação, lazer, esporte, trabalho, habitação e meio ambiente – para garantir condições de proteção e inclusão, melhoria da qualidade de vida, exercício da cidadania e protagonismo, às crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Editorias: Gastronomia
Empresa: Texto & Cia Comunicação