Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta 1º concerto da Orquestra Jovem
Orquestra Jovem - Divulgação

Concerto será transmitido pela internet no próximo sábado

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) promove o primeiro concerto da Orquestra Jovem no próximo sábado, 24 de abril, às 20h, com transmissão pelos canais YouTube da Sinfônica e do Theatro Pedro II. Como medida de prevenção ao novo coronavírus, o concerto foi gravado no Theatro Pedro II, sem a presença do público.

Esta apresentação é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. Duas obras serão apresentadas nesta estreia – Divertimento em Ré (W. Mozart) e Sonata em Ré \"Burrico de pau\" (C. Gomes).

Mozart escreveu esse Divertimento aos 16 anos. “É uma peça despretensiosa, mas de uma beleza ímpar. Ele a compôs depois de sua segunda viagem à Itália, cuja influência é nítida”, explica o maestro titular da Sinfônica, Reginaldo Nascimento.

“Carlos Gomes completa essa obra pouco antes de morrer em 1894. Claramente influenciada pelas serenatas românticas do século XIX, a Sonata em Ré traz uma brasilidade intrínseca, seja por suas melodias ou por seus ritmos. O título ‘Burrico de pau’ talvez faça referência ao cavalinho de madeira que toda criança tem, aludindo provavelmente à infância do compositor ou a de seus filhos”, completa.

Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem é formada por músicos, entre 16 e 27 anos, que participam do projeto Adote um Músico, programa de formação de jovens músicos oferecido gratuitamente pela Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP. Ao final do projeto, os músicos estarão aptos para atuarem como profissionais na carreira de músicos de orquestra e demais grupos musicais, incluindo a Sinfonica de Ribeirão. O projeto é mantido com as contribuições mensais de parceiros. Os valores são revertidos para bolsa de estudos dos alunos, custeio dos professores e manutenção do programa. Por enquanto, as aulas e ensaios estão acontecendo via internet.

“O objetivo é fomentar a carreira de instrumentistas e oferecer oportunidade a jovens músicos em um ambiente profissional”, explica o maestro Reginaldo Nascimento.

“A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é um celeiro de formação de instrumentistas e coralistas e, além disso, um produto de altíssimo valor disponível para empresas que querem investir em ações culturais ou educativas, de responsabilidade social e valorização histórica”, comenta Silvio Contart, presidente da OSRP.

Programa:
Mozart - Divertimento em Ré
C. Gomes - Sonata em Ré \"Burrico de pau\"

Músicos:

Violinos – Samuel Nascimento, Victor Cesar de Souza, Brenda Valeriano, Janaína Lemos, Nailton Guilherme Correia, Matheus Cândido, Bruna Bazane e João Paulo Bazane
Violas – Igor Gustavo da Silva Pereria, Larissa dos Santos e João Vitor Coelho
Violoncelos – Tiago Neves e Bruno Santos