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Greenbrier Maxion desenvolve vagão em parceria com a Eldorado
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Vagão para transporte de celulose
Vagão para transporte de celulose

O vagão total sider tipo FTT irá ampliar do transporte de celulose por ferrovia da Eldorado

O transporte de cargas pelo modal ferroviário traz ganhos significativos em produtividade, eficiência e redução de custos na logística. Sabendo da importância da sustentabilidade e confiabilidade desse modal, a Eldorado se uniu à Greenbrier Maxion para o desenvolvimento de um vagão especial para transporte de celulose.

O projeto do vagão total sider tipo FTT teve início em novembro de 2018, quando executivos da Eldorado, acompanhados por representantes da Greenbrier Maxion, visitaram a fábrica da The Greenbrier Companies, na Polônia, para conhecer o projeto desenvolvido pela empresa e adaptá-lo às necessidades brasileiras.

Na avaliação do projeto para as condições das vias férreas brasileiras e para o modelo de negócio da Eldorado, considerou-se várias características como: proteção de carga, vandalismo, eficiência no transporte, eficiência nos terminais, carga e descarga, ergonomia, confiabilidade, robustez, manutenibilidade e tara.

“O desenvolvimento do novo projeto da Greenbrier Maxion foi acompanhado diretamente pela Eldorado. Nossa engenharia está sempre atenta no desenvolvimento de soluções e inovações tecnológicas para garantir que o transporte de cargas sobre trilhos seja cada vez mais eficiente e atrativo. É um vagão com muita eficiência logística, desenvolvido exclusivamente para o transporte de celulose e que só vem somar ao negócio dos nossos clientes. O modelo já foi testado e aprovado, após ter sido submetido aos mais severos protocolos elaborados pelas ferrovias brasileiras, em todas as fases de desenvolvimento e operação”, observa o presidente da Greenbrier Maxion Eduardo Scolari.


O vagão
Após o desenvolvimento do projeto, o primeiro carregamento foi realizado pela Eldorado em setembro de 2019 em Aparecida do Taboado-MS. Após 8 meses de testes, foram implementadas melhorias observadas em campo com foco na operação, como o aumento da confiabilidade dos componentes e maior robustez do projeto, além de melhorias relacionadas a ergonomia e segurança operacional do sistema. Outro diferencial foi o processo de instrumentação do vagão, de modo a garantir vários benefícios como redução significativa nos custos de desenvolvimento do produto e maior agilidade e autonomia na execução dos testes, com impacto positivo nos cronogramas de desenvolvimento e confiabilidade do ativo.

O novo vagão apresentou melhor performance em relação ao modelo atual em 90% dos itens avaliados, além de aprovação em todos os requisitos da norma AAR (Associação Americana das Ferrovias). Entre as principais vantagens estão a redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, além de melhor ergonomia na operação e estanqueidade, evitando perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas. Outro destaque é a maior facilidade no carregamento e descarregamento, que pode ser feito tanto por empilhadeiras quanto por ponte rolante.

O vagão também é equipado com o truque tipo Motion Control® – Truques Premium, desenvolvido especificamente para as condições operacionais e de via permanente das ferrovias brasileiras, proporcionando, através da otimização do comportamento dinâmico do vagão, um aumento significativo da segurança operacional e vida útil dos componentes, além da redução no custo de manutenção.


Sobre a Greenbrier Maxion
Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia-SP, possui mais de 77 anos de atuação no Brasil, sendo considerada maior operação ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes.
Sempre atenta às mudanças e ao dinamismo do setor, desenvolve e produz todos os tipos de vagões, com tecnologia diferenciada e design inovador. Os vagões GBMX possuem tara reduzida, maior eficiência, confiabilidade, aumento na capacidade de carga, facilidade nas operações de carga e descarga e na sua manutenção. Nossos truques ferroviários são produzidos com tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico, aumento na vida útil de seus de seus componentes e redução do custo de manutenção.
Outro destaque da Greenbrier Maxion é a linha especializada em serviços ferroviários, que recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação. Com isso, as operadoras concentram seus esforços no foco principal de seu negócio, diminuindo suas preocupações referentes à manutenção. Saiba mais sobre a Greenbrier Maxion em http://www.gbmx.com.br.



Informações para a Imprensa
Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion
Rosane Storto – Storto Comunicação
Contato: (11) 99606-7058 / (12) 99163-4546
imprensa@gbmx.com.br

Editorias: Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Rosane Storto  
Contato: Rosane Storto  
Telefone: 12-21221232-

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