E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Alma abre agenda de concertos da temporada 2025
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Alma abre agenda de concertos da temporada 2025
...

Apresentação reúne mais de 100 estudantes de diferentes etapas de aprendizado e acontece dia 16 de abril, no Teatro do Campus da USP. O programa privilegia repertório com peças brasileiras, destaca solo de aluno ao violino, executa obra de estreia mundial e uma composição do maestro José Matsumoto, professor da instituição

Ribeirão Preto (SP), 8 de abril de 2025 - A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) realiza no dia 16 de abril (quarta-feira, 19h30), seu primeiro concerto da temporada 2025, unindo dois grandes corpos estáveis da instituição: a Orquestra de Cordas e a Banda Sinfônica. O espetáculo será no Teatro do Campus da USP (balão central do campus), com regência dos maestros Lincoln Mendes e José Matsumoto. O evento é gratuito e aberto à população. Porém, o acesso respeita a ordem de chegada do público, até o esgotamento dos 326 lugares disponíveis no espaço.

O concerto leva ao palco 104 estudantes para execução de um programa que privilegia composições brasileiras, apresentado em duas partes. Na primeira, com a Orquestra de Cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), o destaque é a abertura com solo de violino do aluno Pedro Gabriel para a peça “Concerto nº 5 op. 22 - 1º movimento”, do compositor alemão Friedrich Seitz. Na sequência, os 58 alunos que integram a Orquestra executam “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Palladio”, de Karl Jenkis; “Apachie”, de Corold Hardy Nuñez; “The Trapezze Walts”, de Joseph Campello; e “Jazzin’ About Suite - Black Jack”, de Pam Wedwood. “Esse programa traz obras artístico-pedagógicas que fazem parte do primeiro contato dos alunos com um nível um pouco mais avançado, no processo de preparação para o ingresso na orquestra acadêmica”, explica Ladson Mendes, professor e coordenador pedagógico da Alma.

A Banda Sinfônica, com 46 estudantes, entra em cena na segunda parte do concerto, com a apresentação de sete peças. “Dobrado Dois Corações”, de Pedro da Cruz Salgado; “Mourão”, de César Guerra-Peixe; “Suíte Monette” e “Suíte Nordestina”, de José Ursicino da Silva; “Ouro Negro”, de Joaquim Antônio Naegele; e os destaques “Pequena Grande Aventura - Marcha Gloriosa nº 1”, do aluno Arthur Luiz Zambini, que faz estreia mundial neste concerto; e “21 de Abril”, composição do maestro José Mário Cezário Matsumoto, professor de Prática de Orquesta na Alma. “Essa música é uma representação das emoções e do caos mental que vivi em um 21 de abril, a partir do momento em que minha esposa me disse que não estava bem que tínhamos que ir para a maternidade. Foi o dia do nascimento do meu primeiro filho, um dos mais lindos da minha vida”, explica o maestro Matsumoto. O concerto traz ainda uma suíte composta por José Urcini da Silva (Maestro Duda) - Suite Monette - que tem como protagonistas quatro trompetes e três trombones como solistas.

“A segunda parte do espetáculo é mais artística, com repertório totalmente brasileiro, destacando alguns dobrados, que são obras tradicionais nas bandas. A fusão da Orquesta de Cordas com a Banda Sinfônica é o ponto alto do concerto, que está muito bonito e cumpre a função de trazer o artístico para todos os estágios pedagógicos que temos dentro da Academia”, ressalta o coordenador Ladson Mendes. A banda é composta por flautas, oboés, clarinetes, clarone, saxofone alto, saxofone tenor, trompas, trompetes, trombone, tuba e percussão. A flautista e professora Paula Naime é a convidada especial, tocando flautim.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - GSInima Ambient, NECTA, Usina Vertente/Tereos e Cutrale; Suíte - Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária - Suprir, Goiasmaq e Grupo Intelli.


SERVIÇO
Concerto da Orquestra de Cordas e Banda Sinfônica da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão preto (ALMA)
Data e horário: 16 de abril (quarta-feira) | 19h30
Local: Teatro do Campus da USP (balão central do campus)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada até esgotarem os lugares disponíveis

Programa Orquestra de Cordas
- “Concerto nº5 op. 22 - 1º movimento”, de Friedrich Seitz (solo de violino com Pedro Gabriel)
- “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes
Prelúdio / Toada / Choro / Cantiga de Ninar / Baião
- “Palladio”, de Karl Jenkis
- “Apachie”, de Corold Hardy Nuñez
- “The Trapezze Waltz”, de Joseph Campello
- “Jazzin’ About Suite - Black Jack”, de Pam Wedwood

Programa Banda Sinfônica
- “Dobrado Dois Corações”, de Pedro da Cruz Salgado
- “Pequena Grande Aventura - Marcha Gloriosa n° 1”, de Arthur Luiz Zamboni (estreia mundial)
- “21 de Abril”, de José Mário Cezário Matsumoto
- “Mourão”, de César Guerra-Peixe
- “Suíte Monette”, de José Ursicino da Silva “Duda”
Ciranda / Balada / Valsa / Boi Bumbá
- “Suíte Nordestina”, de José Ursicino da Silva “Duda”
- “Ouro Negro”, de Joaquim Antônio Naegele

Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

Editorias: Cultura e Lazer  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 09/04/25
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.