E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Catedral de Ribeirão Preto continua com visitas guiadas no mês de abril
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Catedral de Ribeirão Preto continua com visitas guiadas no mês de abril
...

Criado em março, o programa acontecerá durante todo o mês, aos sábados (com exceção do dia 19, em função do feriado de Páscoa), em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. A participação é aberta e gratuita, sendo necessária a inscrição prévia

Ribeirão Preto (SP), 3 de abril de 2025 – O programa de visitas da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto continua durante o mês de abril. As sessões acontecem sempre aos sábados, nos dias 5, 12 e 26/04, em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. A novidade para as próximas visitas é que o número de vagas por sessão aumentou para 30 pessoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (16) 99344-0156.

O projeto de visitação da Catedral é mais uma ação coordenada pela Comissão de Restauração e Preservação da Catedral e, desta vez, em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá. Composta por especialistas, líderes comunitários e representantes da sociedade civil, a comissão assumiu a responsabilidade de coordenar esforços para a conservação do prédio histórico e para isso desenvolve, gerencia e operacionaliza o projeto integral de restauração.


A coordenadora do curso de História da Barão de Mauá, Milena Silveira, revela que o programa de visitas da Catedral superou as expectativas dos organizadores. “Além de contribuir para a valorização do patrimônio histórico e artístico da Catedral, as visitas têm proporcionado aos nossos alunos um grande aprendizado na prática dessa mediação cultural”, destaca.

A professora conta que o trabalho foi direcionado inicialmente para uma turma de até 18 visitantes, mas com a procura da população em conhecer mais sobre a história, a arquitetura e apoiar a campanha de preservação “Salve a Catedral”, foi necessário ampliar para 30 vagas por turmas. “No último final de semana, chegamos a 50 pessoas na Catedral”, comemora Milena.
A professora ainda faz uma revelação: o projeto de visitas foi renovado até junho – no primeiro momento – e com possibilidade de ir até agosto, depois das férias dos alunos voluntários. “A ideia é manter o programa para atendermos essa demanda crescente de pessoas querendo conhecer a Catedral”, anuncia Milena.

Durante as visitas, o público tem tido oportunidade de interagir com os guias, o que a professora considera muito positivo. “A participação significativa do público é um dos pontos altos do programa, inclusive com visitantes compartilhando algumas memórias relacionadas à Catedral, como de casamentos e batizados, o que reforça o valor simbólico desse espaço para a cidade”, finaliza.



Experiência valiosa
A estudante de História do Centro Universitário Barão de Mauá, Vitória Correia de Oliveira, comenta que cada encontro de março foi uma experiência única. “O que mais importa é que a população está se engajando neste projeto e os visitantes estão realmente se demonstrando interessados na história da Catedral”, diz a estudante. Segundo ela, o público tem sido bem variado, desde estudantes a idosos, mas sempre com a curiosidade como elo entre esses grupos. “Para nós, voluntários neste projeto, está sendo uma experiência muito importante para a nossa formação universitária e cidadã, porque sempre estamos estudando para melhorar cada vez mais”, relata Vitória.

Heliana Palloci, que também faz parte da comissão, complementa que a visita guiada na Catedral tem a função de aproximar a população desse patrimônio histórico-cultural e possibilitar o acesso a todas as obras existentes no prédio. “Levar o público in loco faz com que as pessoas não só se sensibilizem, mas, sobretudo, tenham a possibilidade de admirar esse espetáculo artístico e arquitetônico da nossa Catedral”.

Interessados em participar desta ação ou ainda fazer doações para a Campanha Salve a Catedral podem acompanhar informações no site da campanha ou pelo Instagram.

Serviço:
Visitas guiadas na Catedral
Datas: 5, 12 e 26 de abril (sábados), em dois horários – das 13h30 às 14h30; das 14h30 às 15h30
Local: Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, S/N, no centro de Ribeirão Preto
Inscrições: Abertas e gratuitas através do WhatsApp (16) 99344-0156.
Instagram: @catedralrp
Site: http://www.salveacatedral.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 04/04/25
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.