|
... |
Evento reúne apresentações e exposições das diversas modalidades artísticas realizadas ao longo do ano no âmbito do Projeto Aflora, que integra a Rede de Escolas Livres de Arte do Ministério da Cultura. A Feirança ainda conta com espaço gastronômico, apresentação da palhaça Malagueta e diversão para toda a família. A entrada é livre e gratuita
Pirenópolis (GO), 5 de dezembro de 2024 - A Coepi (Comunidade Educacional de Pirenópolis), no interior de Goiás, promove na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, a partir das 18h, um encontro já tradicional na cidade: a Feirança – mostra de diversidade, cultura, manifestações artísticas, brincadeiras populares e experiências gastronômicas. Nesta edição, o evento reúne apresentações culturais, autorais e artesanais, especialmente relacionadas ao projeto Aflora. A participação gratuita é aberta ao público da cidade e a turistas. A Coepi fica na Rua do Carmo, s/nº, no Bairro do Carmo.
O objetivo da Coepi com a Feirança é oferecer apoio a artistas, pequenos produtores e artesão locais, visando práticas sustentáveis e a circulação de produtos em pequena escala, bem como promover uma vivência sensorial ao público, com sonoridades, texturas, sabores e cores.
Entre a programação diversificada e para todas as idades, a agenda cultural contará com apresentações e exposições das oficinas do Projeto Aflora: capoeira angola, viola caipira, audiovisual, dança contemporânea, mosaico, macramê, cerâmica, serigrafia artesanal e do Programa CRIARTE, atividades de contraturno, voltadas para crianças.
Segundo Patrícia Ferraz da Cruz, gestora administrativa do projeto Aflora, essa é uma oportunidade dos inscritos mostrarem sua evolução de aprendizado e suas conquistas neste primeiro semestre de participação no projeto, que teve início em agosto deste ano. “Trabalhamos com atividades formativas, que são oferecidas no contraturno escolar e, com isso, cumprimos a missão da Coepi de promover o desenvolvimento integral do ser humano através da arte, cultura e meio ambiente”, explica. A gestora pontua que a Coepi desenvolve uma metodologia integrada, conectando os alunos à natureza e à percepção do olhar ecopedagógico da existência.
“Promovemos essas atividades formativas para despertar uma nova visão nos alunos beneficiados e para gerar mais possibilidades a eles, já que passam a ser contemplados e a terem acesso à cultura, educação, mesmo muitos vivendo em condições de vulnerabilidade e nas áreas mais periféricas da cidade”, analisa Patrícia.
Além das apresentações, o público pode desfrutar de uma visita guiada ao Museu da Oca da Terra, que possui extenso acervo de história natural, voltado para a popularização das ciências, que foi recentemente revitalizado. E ainda para diversão do público infantil, a Feirança recebe a palhaça goiana Malagueta (Fernanda Pimenta), completando a festa.
O projeto Aflora conta com apoio e recursos do Ministério da Cultura, por meio do Programa Olhos d’Água, referente ao Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.
Serviço:
O que: Feirança na Coepi em Pirenópolis – Edição Aflora
Data: 9 de dezembro, segunda-feira
Horário: 18h
Local: Coepi | Rua do Carmo s/n, bairro do Carmo, Pirenópolis, Goiás.