E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Cia Raros Circo e Teatro se apresenta em Bebedouro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
fotos de Pedro Son
fotos de Pedro Son

Trupe realiza turnê do espetáculo “Memórias Circenses” no interior paulista. Nesta terça-feira (29/10), a Cia passa por Bebedouro e na sequência chega a Batatais (30/10) e Mococa (31/10). A estreia foi em Serrana no dia 25 de outubro. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público

Ribeirão Preto (SP), 28 de outubro de 2024 – A Cia Raros Circo e Teatro apresenta seu novo espetáculo \"Memórias Circenses\". A narrativa traz a história de dois artistas de circo aposentados que, após anos de viagens e apresentações, passam a viver juntos em uma quitinete. Nesta semana, a turnê chega a Bebedouro (29/10), Batatais (30/10) e Mococa (31/10), com duas sessões em cada uma das cidades.

O novo espetáculo, além de celebrar as memórias e a tradição circense, propõe uma reflexão sobre o envelhecimento em uma sociedade que frequentemente marginaliza os idosos. No entanto, segundo o coordenador geral da Raros Circo e Teatro, Fábio Brasileiro, no circo os artistas mais velhos são valorizados como fontes de sabedoria e criatividade. “Por isso, este novo projeto presta uma homenagem a esses mestres, mostrando que a arte não tem idade e que, com curiosidade e entusiasmo, é possível continuar a criar e se encantar com a vida”.

O ator e produtor destaca que o projeto nasceu do olhar atento da companhia, que é comprometida em criar espetáculos que abordam temas contemporâneos e que provocam o público a refletir criticamente, mesclado com humor, comédia e circo. “Memórias Circenses’ aborda os temas envelhecimento e a velhice em um momento importante para a sociedade brasileira, pois o País está vivenciando uma inversão demográfica e, nesse contexto, o espetáculo reflete o papel dos idosos, desafiando estereótipos que associam a velhice à perda de vitalidade”, pontua. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2010 e 2023, o número de pessoas com mais de 60 anos quase duplicou, passando de 8,7% para 15,6%. Com uma estimativa de que, em 2070, cerca de 37,8% dos brasileiros serão idosos.

Com uma combinação de cenas divertidas e emocionantes, “Memórias Circenses” une as habilidades tradicionais do circo a uma narrativa que explora temas de saudade e superação. A apresentação inclui malabarismo, manipulação de chapéus, esquetes cômicos com escada acrobática, mesa acrobática e magia, trazendo à tona a técnica característica do circo. “Buscamos celebrar a trajetória de mestres do circo e refletir sobre o valor da experiência que eles trazem, mostrando que a arte não tem idade e que a paixão pela vida e pelo circo permanecem intactas”, mostra Brasileiro.

Em todas as cidades desta turnê, o projeto conta com espaços reservados para escolas. Para Fábio Brasileiro, utilizar a arte e o riso para sensibilizar os estudantes é uma maneira eficaz de promover empatia e desconstruir preconceitos em relação aos idosos. “De forma leve e divertida, o circo se torna um canal para criar estas conexões emocionais entre as gerações. E nada melhor do que o riso e a emoção, que servem como pontes para abordar esses temas complexos”, mostra.

Sinopse:
\"Memórias Circenses\" narra a história de dois artistas de circo aposentados que, ao reviverem lembranças de suas trajetórias sob a lona, transportam o público para momentos de glória no picadeiro. O espetáculo reflete sobre o envelhecimento e a importância dos idosos na sociedade. Com humor e emoção, a peça celebra a vitalidade e a criatividade dos artistas mais experientes, mostrando que a paixão pelo circo permanece viva, independentemente do tempo.

SERVIÇO
Espetáculo “Memórias Circenses”
Próximas apresentações

Bebedouro
Data: 29 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h e 19h
Local: Teatro Municipal de Bebedouro “Maurício Alves de Oliveira Júnior” (Rua São João, 406)

Batatais
Data: 30 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h30 e 19h30
Local: Praça Dona Carolina Zanetti Soriani (s/n, centro)

Mococa
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h30 e 19h
Local: Praça Mal. Deodoro (82, centro)

Ficha Técnica
Núcleo de Criação e Comunicação
Artistas criadores – João Marcílio, Fábio Brasileiro e Mateus Romano
Direção e dramaturgia – Alexandre Roit
Instrutor técnico de acrobacia e comicidade física – Erickson Almeida
Instrutor de mágica – Jonathan Henrique
Instrutor de Malabarismo e Manipulação de Chapéus – Paulo Santos
Mestres do circo – Tania Marrocos e Bruno Edson
Cenário – Daniella Brasileiro e Fábio Brasileiro
Figurinos – Daniella Brasileiro, Fábio Brasileiro e Elizete de Souza Lopes
Trilha Sonora – Guilherme A. B. C. Ishie
Identidade visual – Cami Vincci
Assessoria de Imprensa: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Áudio visual – Rogener Pavinski
Fotografia – Pedro Son
Idealização, Concepção e Produão – Fábio Brasileiro – Eu Sou O Brasileiro Produções Culturais

Sobre a Cia Raros Circo Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos (2016); Clownflitos Amorosos (2019); Reciclown Circus (2021) e o Tradição, Paixão e Circo (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no Estado de São Paulo.

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: http://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.