\'Professores são público essencial para as músicas infantis\', diz Paulo Tatit
\
...

O músico e compositor Paulo Tatit, criador do projeto Palavra Cantada, e a compositora e regente Thelma Chan, participaram na noite de terça-feira (28/06), da abertura do FestMAO Curumim - Festival de Música e Arte Infantil. Na roda de conversa on-line \"Produção Musical para a Infância\", mediada pela produtora cultural Vandreza Freiria, eles falaram sobre os desafios de criar canções para as crianças em tempos digitais.

\"Vivemos uma era de dispersão muito grande, com muitos recursos tecnológicos à disposição, inclusive das crianças. Por isso, acredito que os professores formam um público essencial para as músicas infantis\", avaliou Paulo Tatit. \"Depende muito de como o professor passa isso, desse comprometimento de tirar a criança das telas para ser estimulada a fazer um trabalho bem conduzido\", completou Thelma Chan.

E os dois artistas afirmam isso com conhecimento de causa. Thelma começou a aprender música aos cinco anos e, aos 13, já se aventurava em ensinar o que sabia. É formada pela Faculdade Paulista de Música. Dentre as muitas atividades que exerce no campo da música, como oficinas e workshops, uma de suas prediletas é compor. Começou em 1987, com o CD \"Coralito\". Hoje, tem 12 álbuns e mais de 200 canções editadas especialmente para o público infantil.

Tatit é arquiteto por formação e músico autodidata. Começou a carreira no Grupo Rumo, destaque da vanguarda paulistana na década de 1980. Nos anos 90, trabalhou como músico e parceiro do compositor Arnaldo Antunes, antes de fundar, em 1994, ao lado de Sandra Peres, o grupo Palavra Cantada, referência nacional quando o assunto é música para os pequenos.

Música digital
Outro ponto abordado na roda de conversa para um público virtual formado por artistas, cantores, músicos, professores e contadores de histórias de várias regiões brasileiras, foi o panorama atual da produção musical para crianças. \"Com o fim do CD e do DVD, todos temos que nos adaptar. Hoje se torna necessário produzir clipes e lançá-los em canais digitais, como o YouTube. A indústria cultural ficou mais cara\", avaliou Tatit. \"O retorno não vem tanto da venda do seu trabalho, mas por meio de oficinas e workshops sobre o assunto\", comentou Thelma, que realiza trabalhos de formação de professores por todo o País. \"Penso que a música serve para construir um ser humano melhor. E na sala de aula ela não deve ser apenas uma musiquinha para cantar na festinha da mamãezinha\", completou.

A escola é um campo fértil para despertar a atenção das crianças para tanta riqueza. \"O Brasil é muito especial em música. Somos uma potência neste campo. Em cada lugar tem muita riqueza para ser mostrada às crianças. Estas matrizes brasileiras precisam entrar na cabecinha delas desde cedo\", comentou Tatit que, em 2001, lançou, com a Palavra Cantada, \"Canções do Brasil\", um rico trabalho de pesquisa que resultou em um CD com 27 faixas, cada uma caracterizada pela música típica de um Estado brasileiro, como o samba do Rio de Janeiro, a congada de Minas Gerais, o olodum da Bahia e o rap de São Paulo.

FestMAO
A primeira edição do FestMAO Curumim - Festival de Música e Arte Infantil é voltado para crianças na faixa etária entre dois e 12 anos. Realizado em formato híbrido, o evento tem, além das rodas de conversa com transmissão on-line e tradução em Libras, atividades presenciais no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Complexo Cultural Morro do São Bento, s/nº). A agenda cultural - que se estende até 3 de julho - é totalmente gratuita.

O festival tem inspiração no tema “Brincadeira”. “A nossa proposta é proporcionar às crianças o acesso à experiência de um evento artístico, lúdico e pedagógico pensado especialmente para elas”, comenta Alle Trajan, diretor artístico e um dos curadores do evento. “É um convite a um passeio pelo rico repertório popular brasileiro, tanto musical, quanto narrativo”, acrescenta a atriz e narradora de histórias Carol Capacle, produtora executiva e uma das curadoras do evento.

Os convites para o festival estão disponíveis para retirada de forma on-line, no endereço http://www.sympla.com.br/evento/festmao-curumim/1593111, ou diretamente na bilheteria do teatro, nos dias 2 e 3 de julho, a partir de 10h, sempre com limite de cinco convites por pessoa para cada sessão.

O evento também incentiva os participantes a fazerem doação de itens como leite longa vida e achocolatado no momento da entrada no teatro. Toda a arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que fará a distribuição a espaços dedicados ao cuidado de crianças em situação de vulnerabilidade.

O projeto tem aprovação do ProAC Direto 38/2021, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Após o encerramento do evento, a íntegra da programação será disponibilizada para acesso virtual pelo YouTube, pelo canal Palco FestMAO.

FESTMAO CURUMIM – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Rodas de Conversa
Transmissão ao vivo no canal Palco FestMAO (YouTube), com mediação de Vandreza Freiria

28/6 (terça-feira) | 20h
“Produção musical para a infância”, com Paulo Tatit e Thelma Chan
Disponível para acesso no canal do Palco FestMAO/(YouTube):

29/6 (quarta-feira) | 20h
“Arte e educação na construção da equidade racial”, com Giselda Perê e Lucia Morais Tucuju
Disponível para acesso no canal do Palco FestMAO/(YouTube):

30/6 (quinta-feira) | 20h
“A arte na infância: um despertar para a vida”, com Natália Araújo e Niní Kemba

Apresentações artísticas
Teatro Municipal de Ribeirão Preto | Praça Alto do São Bento, s/nº

2/7 (sábado) - 1ª Sessão
14h: Contação de história “Tatipirun”, com Renda de Lenda
14h40: Contação de história “Da criação do mundo ao folclore africano”, com La Diva Croquete
15h15: Contação de história “Não sei aonde, quem e o quê”, com Renata Martelli
15h45: Show musical “Só é feliz quem se arrisca”, com Cia Dois Palitos

2/7 (sábado) - 2ª Sessão
17h: Contação de história “A origem do tambor africano”, com Lorena Ramos
17h30: Contação de história “A casa assombrada”, com Vovó Cachola
18h05: Show musical “Cantigas para voar com Manuí”, com Grupo Manuí

3/7 (domingo) - 1ª Sessão
14h: Contação de história “A onça, a tartaruga e o jacaré”, com Tânia Alonso
14h40: Contação de história “Crescer e partir - mais de mil milhas”, com Cia Zero
15h15: Contação de história “Mesma nova história”, com Mafuane Oliveira
15h45: Show musical “CantaVento 20 anos”, com CantaVento

3/7 (domingo) - 2ª Sessão
17h: Contação de história “Matinta-Pereira”, com Ademir Apparício
17h30: Contação de história “Cozinhando com Utopim”, com Gracyela Gitirana
18h05: Show musical “Batendo na lata, sambando no pé, driblando o caos com a fé”, com Projeto Toque da Lata
19h: encerramento do festival

FICHA TÉCNICA FESTMAO CURUMIM
Produção Executiva e Curadoria: Carol Capacle
Direção Artística e Curadoria: Allê Trajan
Coordenação de Produção: Fernanda Moura
Assistência de Produção e Curadoria: Tânia Alonso
Mediação Atividades Formativas e Curadoria: Vandreza Freiria
Direção Técnica - Horacio Silveira
Vídeo - Torres Comunicação
Áudio e Sonorização - Nova Digital e Finalize Audio Mastering
Designer Gráfico: Cami Vincci
Assessoria de Imprensa: Verbo Nostro Comunicação
Social Media: Agridoce Digital & Marketing
Web Designer: Ramon Jardim
Teaser e AfterMovie: Imagem Sonora
Fotografia: Vinícius Barros
Intérpretes de LIBRAS: ICOM Libras
Cenografia: Vladimir Veloso
Técnico Stream Yard: Leonardo Gallo
Realização: Capacle Produções Artísticas

O que: FestMAO Curumim (Festival de Música e Arte Infantil)
Data: 28/6 a 3/07
Onde:
28 a 30 de junho/2022 – Palco FestMAO/(YouTube) – atividades com transmissão on-line
Acesso: http://www.youtube.com/c/PalcoFestMAO

2 e 3 de julho/2022 - Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Complexo Cultural Morro do São Bento - Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP) – atividades artísticas presenciais

Ingressos: Estão disponíveis para serem retirados pela internet no endereço http://www.sympla.com.br/evento/festmao-curumim/1593111, ou diretamente na bilheteria do teatro, nos dias 2 e 3 de julho, a partir de 10h, sempre com limite de cinco convites por pessoa para cada sessão. Vagas limitadas.
Instagram e Facebook: @festmaocurumim
YouTube: http://www.youtube.com/c/PalcoFestMAO
Link para música tema do festival: \"Toda Brincadeira\":

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada