Paraná é um dos principais estados importadores dos EUA
Paraná é um dos principais estados importadores dos EUA
...

Pesquisa da Amcham mostra que as importações brasileiras bateram o recorde de US$25 bilhões no 1º semestre

As importações brasileiras dos EUA bateram recorde de US$25 bilhões no 1º semestre de 2022. Em comparação com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 52,4%, o que levou a um recorde no comércio bilateral. Com US$578,8 milhões, ou seja, 5,3% das importações brasileiras, o Paraná é o quinto maior importador, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. O Estado se destaca na importação de óleos combustíveis e petróleo. Os dados são do Monitor do Comércio Brasil - EUA elaborado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio).

O desempenho das importações foi fortemente determinado pelo aumento nas compras de produtos do setor de energias não renováveis. Os combustíveis de petróleo, compostos principalmente por diesel e naftas para petroquímica, se consolidaram como principal item importado. Tiveram alta expressiva as compras de gás natural, petróleo bruto e carvão.

Em seguida, se destaca a importação de motores e máquinas não elétricos, adubos e fertilizantes, inseticidas e fungicidas. O aumento no valor das importações dos produtos de energia e de fertilizantes tem relação direta com a alta internacional causada pelo conflito na Ucrânia.

A Amcham prevê que com o cenário de aumento dos preços internacionais e os resultados bilaterais já registrados no 1º semestre, ocorra um valor recorde no comércio bilateral em 2022, com crescimento expressivo de importações e, em menor medida, das exportações.

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.
A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. A Amcham Curitiba tem mais de 20 anos no Paraná e reúne hoje mais de 300 empresas associadas.

Editorias: Serviços
Empresa: Página 1 Comunicação