Dia dos Museus - 5 curiosidades sobre o Museu Ferroviário de Curitiba
Dia dos Museus - 5 curiosidades sobre o Museu Ferroviário de Curitiba
...

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus

Na data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, é válido relembrar que Curitiba abriga o Museu Ferroviário, localizado dentro do Shopping Estação, e que contribui para o resgate e a preservação da memória do sistema ferroviário do Estado do Paraná.

Com um acervo de mais de 600 peças, o espaço reconstitui ambientes como a bilheteria, a sala de telégrafos e a plataforma de embarque. Nesse cenário encontram-se também livros, relógios, telefones e objetos do interior das locomotivas como bagageiros, fechaduras, luminárias e máquinas de escrever que recriam e transportam os visitantes para a antiga estação ferroviária de Curitiba.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 12h às 19h.

Saiba cinco curiosidades sobre o local:

1 - O Shopping Estação possui o maior simulador de Maria Fumaça a bordo de um trem de verdade, o Expresso Estação. A experiência é tecnológica e interativa, consiste em um vagão ambientado como um trem de época, que faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. A aventura leva os participantes para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi. A entrada é gratuita.

2 - Em 09/08/1945 ocorreu no local o desembarque da Força Expedicionária Brasileira no retorno da Segunda Guerra Mundial.

3 - O Museu Ferroviário tem em seu acervo obras de importantes artistas paranaenses como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen e João Turin.

4 - Em 1953, a Estação Ferroviária recebeu o então presidente Getúlio Vargas.

5 - Este é o único museu do Brasil instalado dentro de um shopping center.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

Editorias: Serviços
Empresa: Página 1 Comunicação