E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Abrale e Abrasta realizam campanha para incentivar a doação de sangue
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Abrale e Abrasta realizam campanha para incentivar a doação de sangue
...

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e a Abrasta – Associação Brasileira de Talassemia realizam mais uma iniciativa para estimular a doação de sangue em todo o país. Os estoques dos bancos estão baixos e muitos doadores não vão aos hemocentros por conta das férias e pelas doenças respiratórias como a covid e a gripe.

“Como associação de pacientes, trabalhamos diariamente para apoiar pessoas com doenças do sangue (câncer e outras muitas doenças) para que tenham o melhor tratamento e informações sobre suas patologias. Uma das ações fundamentais é a campanha regular para doação de sangue que ajuda a salvar vidas: a cada doação, quatro pacientes são ajudados”, afirma a CEO da Abrale, Catherine Moura. “Doar sangue é um ato de solidariedade, é gratuito, indolor e seguro. Estamos unindo esforços com toda a sociedade e governo para ajudarmos os hemocentros nesse momento crítico da pandemia e acentuada baixa de estoques de bolsas de sangue. A vida de milhões de pacientes em todo Brasil depende desse ato de amor ao próximo. Procure um hemocentro da sua cidade e colabore com esse movimento!”

A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, nos procedimentos de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Os locais de doação estão preparados e higienizados para receber o público. Com as restrições da pandemia, há esquemas especiais para evitar aglomerações e manter distâncias seguras entre os doadores. “O potencial doador será orientado e avaliado pela equipe dos hemocentros. a pessoa será acolhida e passará por uma triagem no local da doação para verificar se atende aos critérios”, explica Catherine.

O presidente da Abrasta, Eduardo Fróes, reforça que a entidade tem um papel importante junto a Coordenação Nacional do Sangue. “Por sermos pacientes que utilizam periodicamente transfusões sanguíneas, sabemos da importância de todos os hemocentros manterem seus estoques em níveis seguros, garantindo que não falte sangue para quem venham a precisar”, ressalta.
As transfusões fazem parte do tratamento da talassemia e os pacientes recebem sangue, em média, a cada quinze dias. “Precisamos da solidariedade de todos nesse momento difícil para que não falte sangue a nenhum paciente, afinal não temos nenhuma outra substância que substitua o sangue. Doar sangue é um ato de amor e altruísmo”, destaca Eduardo Fróes.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro. A pessoa também precisa pesar mais de 50kg e levar um documento de identidade original, com foto recente. É recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações.

Quem teve covid pode doar sangue depois de 30 dias da cura. No entanto, algumas situações impedem que as pessoas estejam definitivamente aptas a doar. Quem hepatite depois dos 11 anos, ou que têm alguma doença transmitida pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, doença de Chagas, doenças causadas pelos vírus HTLV 1 e 2, malária ou usuários de drogas ilícitas não podem fazer a doação.

Sobre a Abrale
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas. Mais informações em http://www.abrale.org.br

Sobre a Abrasta
A Abrasta, Associação Brasileira de Talassemia é uma ONG que atua com o aval e a orientação de um Comitê Científico Médico, formado por especialistas nacionais e internacionais, oferecendo às pessoas com talassemia um acesso fácil e rápido ao melhor tratamento e qualidade de vida. http://www.abrasta.org.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Criança  Saúde  Seguro e Previdência  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: 4 PRESS   
Contato: Ana Lúcia Moretto  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook: https://www.facebook.com/4pressnews
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.