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Dia do Hoteleiro: especialista analisa os desafios do setor no “pós-pandemia”
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Por Alan Guizi

Dia 9 de novembro é o Dia do Hoteleiro. Uma data importante, que homenageia os profissionais que se destacam por servir e tornar a estada dos hóspedes o mais agradável possível. Este ano de 2021, em especial, não dá para deixar de mencionar a pandemia da COVID-19 e todos os desafios imprevisíveis que surgiram com sua chegada.

A hotelaria precisou revisitar tanto os seus protocolos de cuidados com a limpeza, quanto de relacionamento com seus hóspedes, visto a necessidade de distanciamento social. Foi preciso, além do uso de máscaras em ambientes sociais, implementar o uso de luvas descartáveis para manuseio de utensílios comuns no café da manhã e, prioritariamente, ofertar o coffee to go (levar o café para o quarto). Entre outros protocolos implementados rapidamente, estão a diminuição da frequência de arrumação dos quartos e a restrição da livre circulação pelas áreas dos hotéis.

Houve hotéis que buscaram remodelar seus quartos e espaços para oferecer a possibilidade do room-office, permitindo que seus hóspedes pudessem trabalhar remotamente e em isolamento no hotel, o que é visto como uma das tendências do setor atualmente.

É de se destacar a força e a resiliência do turismo doméstico brasileiro, que registrou números próximos a 100 milhões de viagens em 2019 e tem sido o motor da recuperação pós-pandêmica, reafirmando as tendências das viagens pelo Brasil, primeiramente rodoviárias e agora aéreas, com o retorno mais consistente também da aviação civil.


No entanto, não podemos esquecer que os hotéis foram um dos estabelecimentos que mais sofreram com as restrições. O setor de viagens e turismo estagnou como nunca, dadas as necessidades de proteção da saúde pública e do distanciamento social.

Automaticamente, no início da pandemia, os números de ocupação hoteleiras no Brasil registraram queda acentuada na faixa dos 45%, chegando a 56%, se considerados apenas os hotéis urbanos. O ano de 2020 registrou ocupação média de 20 a 30% apenas, de acordo com dados do relatório Retoma São Paulo, da Hotelinvest (http://fohb.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Retoma-Sao-Paulo.pdf)

Com o avanço da vacinação em território nacional, os números registrados pelo Ministério do Turismo (http://www.gov.br/pt-br/noticias/viagens-e-turismo/2021/09/em-recuperacao-turismo-registra-150-de-crescimento-no-e-commerce-em-relacao-a-2020) até setembro de 2021 indicam uma alta em reservas online de serviços de turismo na casa dos 150%, em comparação com 2020, apoiada em especial pela demanda doméstica. Já em comparação a 2019, ano anterior à pandemia, com o turismo funcionando normalmente, tivemos 74% do número de ocupações, além do crescimento dos índices de diárias média maior em 140%, ultrapassando o momento pré-pandemia.

Tais indicadores mostram, apesar de ainda tímida, a recuperação da hotelaria e do turismo no País. Ao passo que a reativação turística e hoteleira seja sentida no mercado, novos projetos e hotéis vão ganhando forma e o próprio reaquecimento do setor trará melhores perspectivas de viagens e serviços hoteleiros para os turistas, bem como de vagas e oportunidades profissionais. Mas ainda é necessário que a pandemia seja vencida para que os índices voltem ao caminho daqueles registrados em 2019 e as pessoas possam desfrutar do turismo sem medo e livremente.
Alan Guizi é docente dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi. O docente está disponível para entrevistas sobre o tema.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/


Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de \'Transformar o Brasil pela Educação\', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Editorias: Educação  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Anhembi Morumbi  
Contato: Ana Paula Martins  
Telefone: 11-3293-1757-

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