Assunto de extrema relevância para o produtor rural “o combate às plantas daninhas” reuniu público expressivo, interessados em ter acesso às novas pesquisas que surgem todos os anos, produtos, experiências e técnicas de manejo divulgadas durante o 23º Herbishow 2024. Na oportunidade, Luís César Pio, Presidente da Herbicat, tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios de tecnologia de aplicação de insumos, apresentou a palestra \"A evolução dos equipamentos para catação química: VAPT 2.0”. Promovido pelo Grupo IDEA e realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, o evento técnico ocorreu nos dias 22 e 23 de maio último.
O Herbishow 2024 evidenciou a importância da aplicação localizada de herbicidas, prática que visa aumentar a produtividade, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental. Dentro desse contexto, o presidente da Herbicat exibiu quadro comparativo de aplicação aérea, via drones, e a terrestre, apontando os prós e contras de cada uma. No que tange à aplicação terrestre, a empresa apresentou a nova versão do VAPT – Veículo de Aplicação PonTual: o VAPT 2.0, com destaque para a evolução técnica do atual modelo.
“O veículo é uma evolução histórica de outros equipamentos desenvolvidos, a partir de 2008, como o microtrator e o Herbiciclo, quadriciclo com sistema de pulverização. Realmente, se trata de uma inovação, uma vez que ainda encontramos empresas e produtores que utilizam somente o pulverizador costal em suas frentes de trabalho, para a realização da catação”, afirmou Pio.
Robustez (tração 4x4), agilidade e versatilidade estão entre as principais características técnicas do novo equipamento que comporta duas pessoas e confere maior estabilidade e segurança, devido a velocidade limitada até 25km/h. De grande autonomia, graças a capacidade total de tanque de 300L (2 tanques de 200 e 100L), o VAPT 2.0 disponibiliza diversas modalidades de aplicação, tais como:
• Caixa frontal para aplicação nas entrelinhas,
• Lanças para aplicação de produtos seletivos e não seletivos, e
• Pingentes para aplicação no pé da cana.
Sobre a Herbicat
Tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios para pulverização, a Herbicat foi criada em 1988 a partir dos conhecimentos do Engenheiro Agrônomo Luís César Pio, que desde o início de sua carreira já trabalhava com tecnologia de aplicação de agroquímicos.
Entre os anos de 1993 e 1996, a empresa deu início a fabricação da linha pulverizadores. No decorrer dos anos, a Herbicat desenvolveu tecnologia apoiada nas parcerias e intercâmbio com universidades (UNESP - Jaboticabal e Ilha Solteira, USP - Piracicaba, UFV – Viçosa, Fafram - Ituverava, UNIP – São José do Rio Preto, Imes Fafica – Catanduva, Fipa – Catanduva, UFSCAR – São Carlos), Centros de estudo e pesquisa (IAC- Jundiaí, Instituto Biológico – São Paulo, Centro Paula Souza - Catanduva) e fabricantes de peças e acessórios tecnológicos para pulverização como a TeeJet Technologies, Comet, GeoLine, Ace Pumps, Sanz entre outras empresas parceiras que são atualmente fornecedores.
Mantendo o princípio de divulgação de conhecimento, o fundador, Engenheiro Agrônomo Luis César Pio é tutor do curso de pós-graduação Lato Senso da ABEAS / UFV e, juntamente com o departamento técnico da Herbicat, realiza diversos cursos e treinamento a multinacionais, grandes e pequenos produtores, técnicos, operadores e alunos sobre tecnologia de aplicação de agroquímicos.
Para mais informações sobre a empresa e produtos acesse: http://www.herbicat.com.br/
Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br
Zulmira Felicio - jornalista MTb.10.316 – cel. 11- 99605.7083
zulmira@informativamidia.com.br