Pandemia da Covid-19 acelerou crescimento do mercado de limpeza e higiene pessoal
Álcool 70% aerossol

Empresas do setor aproveitaram o aquecimento do mercado
para melhorar o atendimento aos consumidores e lançarem
novas linhas e produtos para a desinfecção de ambientes e da pele

O surgimento da pandemia de Covid-19 e a descoberta de produtos de limpeza eficientes contra o vírus altamente transmissível fizeram com que o setor de limpeza e higiene pessoal tivesse um aumento muito significativo. Enquanto outras áreas tiveram baixa no mercado, o de HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) fechou 2020 com um crescimento de 5,8%, de acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

A necessidade por melhores hábitos de higiene fez com que consumidores passassem por mudanças significativas em relação à limpeza. Ao que tudo indica, a população tem se mostrado mais adepta a produtos que priorizam o combate ao coronavírus, investindo na desinfecção das mãos e do ambiente.

As vendas de desinfetantes tiveram um aumento de 22%; as de água sanitária, 13%; e as de produtos multiuso, 12%, segundo dados do final de 2020 da Euromonitor, empresa especializada em relatórios de Inteligência de Mercado em todo o mundo. Fabricantes de produtos de limpeza aproveitaram o aquecimento do setor para, com agilidade e inovação, fazer parte desta movimentação de mercado. Assim, expandiram linhas e novos itens surgiram.

Higienização

No geral, o mercado de produtos de higienização cresceu 8,5% em relação aos anos anteriores. “Houve uma mudança cultural em relação à higienização dos ambientes. Hoje, não existe só a necessidade de limpeza para remover poeiras do local, mas a preocupação de que o produto utilizado tenha função bactericida, que seja um higienizador”, diz Caio Castro, gerente de Marketing da empresa EBEG, de Ribeirão Preto (SP), dona da Feel Care, marca de higiene, limpeza e desinfecção. A aposta é que a importância da higienização já está incorporada em toda a população e não retrocederá.

Hábitos serão mantidos

Novas práticas de higiene indicam a continuidade do crescimento do setor, já que muitos consumidores não pretendem abandonar os hábitos adquiridos neste período. A transmissão do vírus por meio de uma superfície contaminada transformou uma simples e “inofensiva” ida ao mercado em algo que pode se tornar um risco de vida, caso não tomados os cuidados necessários.

“Uma atitude que não deixarei mais é a higienização das compras e de tudo o que é levado para dentro de casa. Descobrimos que não só o coronavírus é transmitido desse jeito, mas inúmeras doenças. Levamos males para nosso organismo por meio das mãos ‘sujas’. Ter as mãos sempre limpas é questão de saúde”, relata Juliana Gonsales, funcionária pública municipal de Taquaritinga (SP).

Já na casa da analista de customer experience Isabela Mazali, de Ribeirão Preto, a higienização das compras era presente antes mesmo da pandemia de Covid-19. “Meu pai sempre foi muito preocupado com isso, então, nos ensinou a lavar tudo antes de comer ou cozinhar. Ele tinha medo de estar sujo ao ponto de nos passar uma doença”, explica.

Outra prática que Isabela Mazali adquiriu, e se acostumou, é a cautela de fazer a higiene pessoal no momento que chega em casa: ela lava as mãos com água e sabão ou passa álcool 70%, coloca toda a roupa para lavar e depois vai direto tomar banho. “Faço isso há um ano. Já me acostumei e acredito que continuarei fazendo”, conta.

Feel Care

A Feel Care é uma marca da EBEG, empresa que atua no segmento de higiene pessoal, limpeza, higienização e desinfecção de ambientes e possui amplo portfólio de produtos – sabonetes líquidos, em espuma e spray, papel toalha, papel higiênico, guardanapos, dispensers e, agora, Álcool 70% Aerossol com Aloe Vera.

A EBEG está há mais de 32 anos no mercado com soluções em embalagens, descartáveis, produtos de higiene e limpeza, utensílios, entre outros. Conta com uma ampla infraestrutura que inclui cinco CDs (Centros de Distribuição) com mais de 15.000m² e 15.000 posições de paletes. A empresa possui unidades em Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Hortolândia (SP) e Brasília (DF), além de loja de utensílios no varejo em Ribeirão Preto com a marca EBEG.

MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Luiza Foster (16) 9-9626-5055 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326