E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Aliança Energia lança documentário sobre monitoramento de peixes no Rio Grande
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
 Aliança Energia lança documentário sobre monitoramento de peixes no Rio Grande
...


Vídeo mostra técnicas de marcação e recaptura de peixes na UHE de Funil e o engajamento de pescadores e moradores da região

A Aliança Energia acaba de lançar o documentário “Caminhos do Rio Grande: monitoramento de peixes da UHE Funil”, produção que mostra como é realizado o acompanhamento da ictiofauna no Rio Grande, na área da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Perdões (MG).
O recém-lançado documentário revela a técnica de marcação e recaptura de espécies migratórias como curimba, piau-três-pintas, piapara, dourado, mandi, entre outros, conduzida por especialistas da empresa com o objetivo de estudar os padrões de migração e contribuir para a preservação da biodiversidade aquática.
A prática de transposição de peixes, medida de mitigação ambiental que possibilita a manutenção dos ciclos naturais, também é destacada na produção. Com linguagem acessível e participação comunitária, o vídeo traz depoimentos de pescadores esportivos e profissionais, comerciantes e moradores do entorno da UHE de Funil, que relatam os benefícios percebidos com o monitoramento.
“O monitoramento da ictiofauna é essencial para entendermos a dinâmica das espécies no Rio Grande e adotarmos medidas que assegurem a manutenção da biodiversidade aquática. Esse conhecimento técnico, aliado ao envolvimento da comunidade, é fundamental para garantirmos a sustentabilidade dos ecossistemas”, afirma Ricardo Siqueira, coordenador de Meio Ambiente da Aliança Energia.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 6, 12, 14 e 15), o documentário reforça o compromisso da Aliança Energia com a sustentabilidade e o diálogo com as comunidades.

Campanha de captura, marcação e soltura
Todos os anos, a Aliança Energia promove a Campanha de Captura, Marcação e Soltura de Peixes, através do processo de marcação de espécies como curimba, piau-três-pintas, piapara, dourado, mandi, entre outros, no STP e a jusante do barramento da UHE de Funil.
A iniciativa integra o Programa de Monitoramento da Ictiofauna da Aliança Energia e o método utilizado é o de marcação e recaptura, com etiquetas plásticas numeradas chamadas “LEA”, fixadas nas nadadeiras dos peixes e contendo informações e o telefone da empresa.
Quando um peixe marcado é recapturado por pescadores esportivos ou de subsistência, a Aliança Energia deve ser comunicada para que os dados sejam registrados. Cada participante recebe um brinde da campanha como forma de incentivo.
“A pesca amadora ou profissional ocorre durante todo o ano, exceto no período da piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro. Após o período da piracema, a empresa promove ainda um trabalho de conscientização e divulgação sobre o monitoramento, envolvendo comunidades, pontos de pesca, colônias de pescadores e comércios da região”, explica Walisson Soares, analista de Meio Ambiente da Aliança Energia.
O Programa de Monitoramento da Ictiofauna é realizado em todas as hidrelétricas da Aliança Energia, acompanhando as comunidades de peixes nas áreas de influência dos empreendimentos e orientando ações de conservação e manejo.

Link documentário: https://youtu.be/INnHKOydwoE

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Educação  Serviços  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 10/09/25
Fonte do release
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO  
Contato: ANALÚ GUIMARÃES  
Telefone: 34-32246084-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.