Um dos momentos mais aguardados pelo varejo, o Natal traz boas expectativas de vendas para este ano. É o que aponta o levantamento realizado pela CDL Uberlândia durante o mês de novembro com 150 compradores locais.
Durante essa temporada, o clima festivo e a tradição de presentear impulsionam a demanda por produtos diversos, tornando o mês de dezembro crucial para o sucesso de muitos negócios.
De acordo com a entidade empresarial, 96,7% dos consumidores pretendem presentear na data. O valor médio de gastos varia de até R$ 100 (22,9%); de R$ 100 a R$ 500 (60,2%); de R$ 500 a R$ 1.000 (11%); e acima de R$ 1.000 (5,9%).
Com relação à quantidade de presentes adquiridos, 46,7% devem comprar de 4 a 6 presentes, 34,7%, de 1 a 3 presentes, 14%, de 7 a 10 presentes, e 4%, mais de 10 presentes.
Sobre as opções mais procuradas, os participantes indicaram diferentes itens, sendo os principais: roupas e acessórios (79,7%), cosméticos e perfumaria (42,4%), alimentos e bebidas (25,4%), itens personalizados (22,9%), produtos de tecnologia (16,1%), livros (16,1%) e cartões-presente (11,9%). A maioria (67,8%) optou por comprar em lojas físicas, enquanto 32,2% farão seus pedidos online.
Promoções e descontos são os fatores que mais influenciam a compra
A respeito do planejamento das compras, 56,8% dos clientes irão às compras cerca de duas ou três semanas antes da data, 38,1% na semana de véspera e apenas 5,1% com um mês de antecedência. O levantamento também revela que 69,5% dos consumidores costumam pesquisar preços e produtos antes de efetivar a compra.
Questionados sobre os fatores que mais influenciam sua decisão de compra, promoções e descontos foram citados por 52,5%, a qualidade dos produtos por 20,3%, comodidade na localização e horário de atendimento por 16,9%, variedade de opções por 7,6% e recomendações de amigos e familiares por 2,7%.
De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, o segredo da lucratividade durante o Natal está na preparação. “O planejamento estratégico pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma temporada de vendas. No período de Natal, a demanda por produtos e serviços aumenta significativamente, assim como a competitividade. Por isso, é crucial que as empresas se planejem com antecedência, ajustando sua logística, estoque e estratégias de marketing para atender às necessidades dos consumidores. Além disso, oferecer um atendimento de excelência e criar experiências especiais pode gerar não apenas vendas imediatas, mas também a fidelização a longo prazo. Quem se antecipa e investe no preparo adequado durante o Natal tem grandes chances de se destacar e alcançar resultados extraordinários."
DICAS PARA VENDER MAIS NESTE NATAL
• Decoração temática: Decore sua loja (física ou virtual) com temas natalinos para criar um ambiente festivo e convidativo.
• Kits e cestas de presentes: Crie kits e cestas temáticas que facilitem a compra de presentes para os clientes.
• Campanhas de Marketing: Utilize e-mails, redes sociais e anúncios online para divulgar suas promoções e produtos natalinos.
• Experiência do cliente: Ofereça um atendimento excepcional, com embalagens de presente gratuitas e opções de entrega rápida.
• Programa de fidelidade: Ofereça recompensas aos clientes fiéis para incentivá-los a comprar mais durante a temporada.
• Parcerias locais: Faça parcerias com outras empresas locais para realizar eventos conjuntos ou ofertas especiais.
• Destaque produtos populares: Enfatize os produtos mais procurados ou tendências de presentes para facilitar a decisão de compra dos clientes.
• Ofertas exclusivas: Crie ofertas exclusivas para seguidores nas redes sociais ou assinantes de newsletter.
• Crie urgência: Utilize contagens regressivas e alertas de “última chance” para incentivar compras rápidas.
• Monitore o desempenho das suas estratégias e ajuste-as conforme necessário para maximizar os resultados.
Apoio extra para vender mais no Natal
As empresas associadas à CDL contam com apoio extra para impulsionar as vendas de Natal. A campanha PRESENTE DA SORTE 2024 está sorteando mais de R$ 100 mil em prêmios, incluindo vales-compras de R$ 500 reais e um carro ONIX 0km.
Para participar, baixe o aplicativo da CDL Uberlândia, cadastre os seus dados e escaneie o QR Code da campanha nas lojas participantes para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia conta com o apoio do Sebrae e patrocínio das empresas: Autus, Claro, Costa Moraes, Uberlândia Refrescos, Café Cajubá, Maiore Consultoria Multi Imobiliária, OBDC Contabilidade, Sicoob Aracoop, Up Brasil, UP Tanto e Zapi Impermeabilizantes.