Itu entre as cem cidades mais competitivas do Brasil

Dos 100 municípios mais competitivos do Brasil, 49 estão no Estado de São Paulo, com destaque para as duas cidades mais bem avaliadas do Brasil: 1º Barueri e 2º São Caetano do Sul. A Estância Turística de Itu está na posição 89 do ranking nacional. Na região também se destacam Indaiatuba (22 lugar) e Sorocaba (41 lugar). O Estado de São Paulo está na frente dos demais devido à oferta de estrutura de serviços públicos como educação, saúde, segurança, saneamento, meio ambiente e economia.

Ao todo, 411 municípios do país foram analisados, o que corresponde a 59,75% da população brasileira. Desse total, 96 cidades estão em território paulista, configurando a unidade da federação com maior representatividade no estudo.
Itu está representada novamente em um ranking nacional que indica as melhores cidades do país. Desta vez, o município figura no grupo dos 100 municípios mais competitivos do Brasil, de acordo com CLP (Centro de Liderança Pública). O levantamento, agora divulgado, faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado com objetivo de avaliar 65 indicadores fundamentais para a promoção da gestão pública.

Na região, Itu é a única cidade de seu porte a estar presente no índice. Dos 100 municípios selecionados, praticamente metade está no Estado de São Paulo, devido à oferta de estrutura de serviços públicos como educação, saúde, segurança, saneamento, meio ambiente e economia no país.

O levantamento do CLP levou em consideração 411 cidades brasileiras, englobando cerca de 60% da população. O Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua segunda edição, sendo realizado por meio da metodologia SEALL e se destacando como uma oportunidade de fomentar boas práticas de governança pública.

25/11/2021

Raul Machado Carvalho – Editor