E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Pesquisador de universidade na Alemanha virá ao Brasil para debater a Síndrome do Coração Partido que atinge mais as mulheres
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Marcello Markus
Marcello Markus

A Síndrome do Coração Partido, ou de Takotsubo, é uma doença que impacta predominantemente mulheres, 90,5% dos casos. Ela será amplamente debatida no 45º Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O médico e pesquisador sênior do Departamento de Medicina Interna B (Cardiologia, Angiologia, Pneumologia e Medicina Interna de Cuidados Intensivos) da Universidade de Greifswald, na Alemanha, Marcello Markus, virá ao Brasil especialmente para participar do evento. Ele irá proferir uma palestra sobre a conexão cérebro-coração na Síndrome de Takotsubo.

Direto da Alemanha, ele explicou que acidente vascular cerebral, convulsões e outras doenças cerebrais agudas podem levar a complicações cardiovasculares, que também podem caminhar para morbidade e mortalidade cardíaca. “Elas são caracterizadas por aumento dos níveis séricos de troponina, alterações eletrocardiográficas, insuficiência cardíaca e arritmias. A conexão cérebro-coração na Síndrome de Takotsubo é um exemplo de complicação cardíaca desencadeada por um acidente vascular cerebral isquêmico”, detalhou o pesquisador.

A melhor forma de evitar-se a Síndrome do Coração Partido é a prevenção e informações claras para a população sobre as doenças cardiovasculares. “Uma parte essencial é o esclarecimento para os pacientes a respeito do diagnóstico, os fatores de risco e protetores envolvidos, a importância de medidas não farmacológicas promotoras de saúde, como não fumar, uma rotina que combine uma dieta saudável e o incentivo à atividade física”, orienta Marcello Markus.

“Em relação ao uso de medicamentos, é muito importante esclarecer quaisquer dúvidas que os pacientes possam ter quanto à necessidade e duração do uso (geralmente crônico), efeitos colaterais e possíveis interações com outros remédios. Por fim, é determinante que os pacientes sejam informados de que o acompanhamento médico regular é essencial para a manutenção da saúde e o tratamento de possíveis complicações”, completou.

Para o pesquisador da Universidade de Greifswald, ao longo dos anos, o Congresso da SOCESP se consolidou como uma referência para atualização e plataforma de cooperação científica entre profissionais médicos e não médicos da área de cardiologia, não só do Brasil, mas de todo o mundo. “Poder colaborar com este evento científico não é apenas uma oportunidade, mas um privilégio”, elogiou Marcello Markus.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 04/06/25
Fonte do release
Empresa: DOC Press  
Contato: Anadi Luchetti  
Telefone: 11-55338781-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.