Startup de saúde Tuinda Care cresce 125% no primeiro semestre
CEO da Tuinda Care, Fabio Mattoso

O faturamento da Tuinda Care, startup distribuidora exclusiva do primeiro kit portátil para exame físico remoto do Brasil aprovado pela Anvisa, cresceu 125% no primeiro semestre de 2022, na comparação com os seis últimos meses do ano passado. A empresa, que tem como aceleradores os hospitais pediátricos Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP), referências na área, inicia o segundo semestre próxima de bater a meta do ano.
O crescimento é resultado de uma reestruturação da startup e da diversificação do mercado consumidor, formado hoje por médicos, hospitais, operadoras de saúde e integradores da prestação de serviço de saúde. A Tuinda Care é a distribuidora exclusiva do TytoCare no Brasil, uma solução tecnológica que conecta médico e pacientes para realizar exame físico remoto, permitindo ao médico auscultar o pulmão, coração e abdome do paciente, aferir a temperatura corporal, avaliar ouvido, garganta e lesões de pele através de câmera de alta resolução. Dessa forma, possibilita o diagnóstico seguro de infecções como amigdalite, otite, pneumonia, entre outros.
“Devices como o TytoCare já são uma realidade em países da Europa, Ásia e Estados Unidos, há anos. A pandemia favoreceu a expansão da telemedicina no Brasil e as empresas e profissionais de saúde que oferecem este serviço estão descobrindo que os dispositivos para realização de exames físicos a distância agregam qualidade, agilidade, trazem conforto para o paciente e reduzem custos”, afirma o CEO da Tuinda Care, Fabio Mattoso, que chegou na companhia em março deste ano, com larga experiência em tecnologia e saúde.
Após a reformulação de algumas áreas da empresa, como diretoria médica e comercial, Mattoso projeta para o segundo semestre um crescimento tão exponencial quanto o dos primeiros seis meses do ano. “Os hospitais são hoje nossos clientes estratégicos pela usabilidade assistencial dos dispositivos. Temos negociações ainda não públicas importantes acontecendo, haverá um incremento do portfólio, expansão geográfica de nossa área de atuação e planejamos também o crescimento inorgânico da empresa”, adianta. A Tuinda Care está no Brasil desde 2020.
O CEO da Tuinda Care destaca que os benefícios da telemedicina vão muito além da pandemia. “Criamos o hábito e a praticidade da teleconsulta. E várias patologias respiratórias, como a síndrome pós-covid, a recuperação de pneumonia ou a evolução de bronquiolite – já podem ser tratadas pela telepropedêutica (realização do exame físico do paciente a distância). Todo esse acompanhamento, inclusive para portadores de doenças crônicas, é feito pelo TytoCare, de uma maneira eficaz, no ambiente de home care. A telemedicina está caminhando para essa direção”, finalizou.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Saúde
Empresa: DOC Press