Mães já realizam exames em seus filhos sem sair de casa no Brasil, com tecnologia da telemedicina avançada
Renato Reátegui - CEO da Tuinda Care, startup distribuidora da TytoCare no Brasil

Largamente utilizado em outros países do mundo, o exame físico remoto virou realidade também no Brasil, e vem ganhando mercado. O kit tecnológico TytoCare –um equipamento portátil que permite o diagnóstico com precisão e rapidez, de problemas na garganta, pulmões, ouvido, coração e pele – acaba de ser disponibilizado para os beneficiários de uma operadora de saúde, para auxiliar os médicos credenciados durante as teleconsultas. Em um primeiro momento, recebem os aparelhos gestantes no último mês de gravidez e mães de recém nascidos que participam do programa de acompanhamento, acolhimento e orientação da Care Plus.
“O TytoCare é um importante aliado da medicina, porque possibilita que a consulta virtual seja síncrona, ou seja, o médico pode guiar o paciente nos exames, de maneira prática e objetiva, com uma ferramenta bastante intuitiva e com inteligência embarcada para a captura fiel de imagens e sons. É preciso apenas um sinal de internet. Assim, diminuímos a necessidade de deslocamento até um hospital ou clínica, minimizamos a chance de contaminação pela Covid-19 e geramos redução de custos”, explica o CEO da Tuinda Care, startup distribuidora da TytoCare no Brasil, Renato Reátegui. Ele lembra que, na pediatria, as infecções das vias áreas superiores são responsáveis por cerca de 60% das internações entre crianças e 85% dos casos de atendimentos em prontos-socorros nessa faixa etária poderiam ser prevenidos.
O kit tecnológico portátil é a ferramenta ideal para que pediatras façam o acompanhamento das crianças em suas próprias casas. Os exames ficam arquivados em uma plataforma digital para o acesso e análise da equipe médica. Para o diretor da saúde da Care Plus, Ricardo Salem, o TytoCare contribui para o aprimoramento da telemedicina, que ganha informações complementares para avaliação física com precisão e alta qualidade de imagem. “Além de um atendimento com comodidade e qualidade para mães e bebês atendidos no programa Mommy Care, o uso do TytoCare deve evitar idas desnecessárias ao pronto-socorro, o que reduz chances de exposição, em um momento crítico da pandemia de Covid-19, e agiliza o atendimento a ambos. O Tyto não substitui o atendimento presencial, mas é, sem dúvida, um avanço importante para agregar qualidade ao atendimento on-line”, complementa.

Para todas as idades
Com o TytoCare é possível realizar exame de otoscopia (para avaliar as estruturas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano); analisar possível infecção da garganta, por meio de um depressor de língua; auscultar pulmão, coração e abdômen; medir a temperatura; e fazer imagens de lesões na pele com alta precisão e acurácia. O produto é ideal para planos de saúde, hospitais, clínicas, secretarias de saúde, escolas, casas de repouso e empresas (para uso em enfermarias). E pode ser utilizado também em pacientes com doenças mais complexas, que necessitam de acompanhamento frequente, ou com dificuldades de locomoção. Dois dos maiores e mais respeitados hospitais pediátricos do país – o Pequeno Príncipe em Curitiba e o Sabará em São Paulo – atuam como aceleradores da startup e já utilizam o TytoCare.

Editorias: Criança  Serviços  Saúde  Seguro e Previdência  Sociedade
Empresa: DOC Press