|
Arquivo Monarckas (foto de Mateus Silva) |
Atuante em Sapopemba, Zona Leste paulistana, há 20 anos - o grupo Monarckas realiza a quinta edição do evento A Quebrada É Boa, no dia 14 de julho, domingo, na Praça do Botafogo (R. Ana Popovici, S/N), em Sapopemba, a partir das 18h. Com acesso gratuito, a programação contempla os quatro elementos do Hip-Hop - MC’s, DJ’s, Breaking e Graffiti: um convite aberto à toda a comunidade.
Nas atrações musicais, performances pulsantes e contagiantes com o grupo Monarckas - Ronne Cruz, léo.malik e Dablyo - e com os convidados Rodrigo Ogi (que está com álbum novo e elogiado na praça, Aleatoriamente, produzido por Kiko Dinucci), Audio Combo (rapper de atitude, comprometido com a crítica global) e Madzoo (renomado deejay, produtor musical, arranjador, engenheiro de som), mostrando porque são referências na música feita na Zona Leste: rap da periferia para o mundo.
Val Rua, um dos fundadores do coletivo OPNI, representa o graffiti nesta quinta e última edição do ano de A Quebrada É Boa, criando uma obra temática durante o evento. E na dança, integrantes do Chemical Funk protagonizam o funkstyles. O público também vai desfrutar de vivências e oficinas de graffiti, DJ, MC e breaking, ministradas pelos artistas envolvidos na programação.
Movimento que alia arte e resistência, A Quebrada É Boa reúne a comunidade para celebrar a arte periférica, onde cada um contribui com a ferramenta que tem, para mostrar que coisas boas estão também na quebrada. Teve início, em 2013, quando os integrantes notaram a urgência de ir além do fazer artístico, de realizar shows. Periodicamente, o Monarckas passou a realizar shows itinerantes com vivências e oficinas de MC, DJ, graffiti e breaking, além de deixar o microfone aberto para quem desejasse se expressar, em pontos de difícil acesso das ruas, becos e vielas do região. O objetivo do projeto é ser um elemento transformador; propiciar o desenvolvimento pessoal e comunitário, construindo pontes entre o conhecimento e o bem viver de crianças, jovens, adultos(as) e idosos(as) do Sapopemba, além de estimular a prática da cidadania e uma nova abordagem das narrativas, tirando-as do círculo vicioso da sociedade que transborda desigualdades sociais nas periferias.
A realização dos cinco eventos A Quebrada é Boa pelo grupo Monarckas, em 2024, foi viabilizada pela 20ª Edição / 2023 do Programa VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Evento: A Quebrada É Boa
Data: 14 de julho - Domingo, às 18h
Local: Praça do Botafogo - Praça Noemia Campos Sica
Rua Ana Popovici, S/N - Jardim Sapopemba. São Paulo/SP - 03976-060.
(Próxima à Rua Alice Consoni do Nascimento, 186)
Gratuito - Duração: 4h. Classificação: Livre.
MC’s residentes: Ronne Cruz, léo.malik e Freeda
DJ residente: Dablyo
Atrações musicais: Rodrigo Ogi, Monarckas, Audio Combo e Madzoo
Grafiteiro: Val Rua (Opni)
Breaking: Chemical Funk
Oficinas/vivências: Monarckas, Val Rua e Chemical Funk
Nas redes: @aquebradaboa / @monarckas