|
Clarianas (foto de BiaVarella) |
Integrando as comemorações do Dia da Consciência Negra - festejado em 20 de novembro - o Festival Malungo - 2ª Edição, projeto que reverencia a cultura negra, realiza sete shows gratuitos com artistas e grupos representativos da cultura popular brasileira, que ressaltam nossa matriz africana em ritmos como samba, jongo, bumba meu boi, capoeira, samba de roda, afro, partido-alto, entre outros.
Entre os dias 8 e 23 de novembro, a programação circula pelos CEUs da cidade de São Paulo, cobrindo as zonas Sul, Leste e Oestetendo como atrações: Clarianas, Tião Carvalho, Luana Bayô, Conjunto Picafumo e Convidados, Aloysio Letra, Kennya Macedo e Raquel Tobias.
O CEU Campo Limpo (08/11, quarta, às 15h) recebe o grupo de cantadeiras Clarianas com o show Quebra Quebranto. No CEU Heliópolis (09/11, quinta, às 15h) apresenta-se o Conjunto Picafumo e Convidados que faz homenagem a Toinho Melodia com o espetáculo Também Sou Madeira. No CEU Paraisópolis (11/11, sábado, às 15h) tem o cantor e compositor Aloysio Letra com Instantes, formado por composições autorais. O CEU Butantã (14/11, quinta, às 15h30) apresenta a cantora e compositora Luana Bayô com seu trabalho recente, Abebé. O CEU Inácio Monteiro (18/11, sábado, às 16h) traz Kennya Macedo que apresenta seu EP Caminhos. Fechando as apresentações do mês, o CEU Heliópolis recebe Raquel Tobias (22/11, quarta, às 16h) com o show dançante Recordações, e o maranhense Tião Carvalho (23/11, quinta, às 20h) que é cantor, compositor, músico, dançarino e brincante em performance ímpar que une o bumba meu boi com a canção brasileira de raiz.
Idealizado pelo Estúdio 185 Apodi, o Festival Malungo é uma mostra inédita de música que reúne atrações de vários nichos e estilos da música brasileira que reverenciam nossa origem africana. “Malungo significa amigo, companheiro, camarada, aquele que não deixa o parceiro no meio do caminho. O termo é prudente para nomear o projeto, considerando que um grande time de artistas se une para cantar e fortalecer a música que traz o som e a vibração de nossas raízes africanas”, comenta o produtor e diretor artístico Sérgio Mendonça.
O projeto - que foi contemplado pela 6ª Edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura - chega à sua segunda edição com shows presenciais e online. A primeira foi totalmente online, em 2021, devido à pandemia. A programação virtual da atual edição vai ao ar entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2024, sempre a partir das 21h, no canal da Pôr do Som no YouTube - youtube.com/pordosomcultural - e será divulgada, oportunamente.
Programação: FESTIVAL MALUNGO - 2ª Edição
Quando: 8 a 22 de novembro de 2023
Ingressos: Gratuitos – Senhas 30 minutos antes de cada apresentação.
Classificação: Livre. Duração/shows: 60 minutos. Acessibilidade: SIM.
Mais formações: @pordosomcultural.
Shows online: youtube.com/pordosomcultural
08/11 - Quarta, às 15h
Show: Clarianas - em Quebra Quebranto
Local: CEU Campo Limpo
Avenida Carlos Lacerda, 678 - Pirajussara. SP/SP.
09/11 - Quinta, às 15h
Show: Conjunto Picafumo e Convidados - em Também Sou Madeira
Local: CEU Heliópolis
Estrada das Lagrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP.
11/11 - Sábado, às 15h
Show: Aloysio Letra - em Instantes
Local: CEU Paraisópolis
Rua Dr. Jose Augusto de Souza e Silva, S/N – Jd. Parque Morumbi. SP/SP.
14/11 - Quinta, às 15h30
Show: Luana Bayô - em Abebé
Local: CEU Butantã
Avenida Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP.
18/11 - Sábado, às 16h
Show: Kennya Macedo - em Caminhos
Local: CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso de Amazonas, S/N - Conj. Hab. Inácio Monteiro. SP/SP.
22/11 - Quarta, às 20h
Show: Raquel Tobias - em Recordações
Local: CEU Heliópolis
Estrada das Lagrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP.
23/11 - Quinta, às 20h
Show: Tião Carvalho
Local: CEU Heliópolis
Estrada das Lagrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP.
FICHA TÉCNICA | Festival Malungo: Idealização: Estúdio 185 Apodi. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Produção: Jaqueline Rosa. Direção artística: Sérgio Mendonça. Curadoria: Pôr do Som. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Direção audiovisual: Beto Mendonça. Direção de arte e cenografia: Nani Oliveiras. Gravação: Estúdio 185 Apodi. Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação. Transporte: Isa Vans. Realização: Projeto viabilizado pelo 6ª Edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.