|
Marco Vilane e Danilo Moraes (foto de Sérgio Mendonça) |
O projeto Caravana Sotaques do Brasil apresenta o show Marco Vilane e Danilo Moraes - Baiano e os Novos Caetanos, no dia 27 de outubro, sexta, em Guararema, SP, revisitando o repertório dos impagáveis personagens cantores que foram interpretados por Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, há quase 50 anos. A apresentação acontece na Estação Literária - Espaço das Artes Profª. Suely Aparecida Évora Camargo, às 20 horas, com ingressos gratuitos.
Marco Vilane e Danilo Moraes se uniram nesse projeto musical com a proposta de resgatar e relembrar esse clássico da música popular brasileira. Nascida nos anos de 1970 como uma sátira ao tropicalismo e crítica à política vigente, a dupla Baiano e Os Novos Caetanos era formada por Baiano e Paulinho Boca de Profeta - personagens encarnados por Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, respectivamente, no humorístico Chico City, da TV Globo.
O repertório trazia canções com letras divertidas e engajadas, além de um instrumental com belos arranjos de violões, sanfonas e cavaquinhos, entre outros. Clássicos como \"Vô Batê Pá Tu\", que fala das delações na ditadura, e \"Urubu Tá com Raiva do Boi\", uma crítica à situação econômica do país e ao “milagre econômico brasileiro”, e a bela \"Folia de Reis\", fizeram do disco Baiano e Os Novos Caetanos um nome significativo no universo do samba-rock e da música rural, seguido por mais três álbuns. Marco Vilane e Danilo Moraes, acompanhados por um time de instrumentistas de peso, fazem uma releitura desse disco histórico da música brasileira.
Marco Vilane é cantor, compositor, poeta e contador de causos. Seu trabalho apresenta um encontro de sons, ritmos, poesias e abriga as suas andanças musicais pelo Brasil. Com roupagem contemporânea, sonoridade atual e pitadas de seu reencontro com a poesia nordestina clássica, o cantor convida o público para embarcar em uma viagem musical cheia de originalidade.
Danilo Moraes - é um dos artistas e compositores mais criativos da atual cena musical paulistana. A originalidade se seu trabalho passa por letras bem humoradas que funcionam como crônicas da vida na metrópole e da mistura harmoniosa de três referências musicais marcantes: o samba, a música nordestina e o pop da vanguarda paulistana.
A Caravana Sotaques do Brasil é um projeto de circulação de música popular brasileira. Esta terceira edição consiste em 12 apresentações dos mais diversos estilos musicais, promovendo o encontro do público com artistas cujos trabalhos são de reconhecida relevância cultural pela originalidade e criatividade. Esse projeto faz um passeio musical pela cultura do Brasil, abordando ritmos como samba, baião, xote, cantigas de roda, cancioneiro popular, samba rock, bumba meu boi e MPB contemporânea. A Caravana Sotaques do Brasil é uma realização da Pôr do Som Produções, viabilizado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Em 12 dias de apresentações, estima-se de alcançar um público de mais de 6 mil pessoas que, de forma gratuita, podem acompanhar todos shows.
FICHA TÉCNICA | Caravana Sotaques do Brasil – Idealização/realização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Curadoria e direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Produção: Felipe Trovareli. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Técnico de som: Rodrigo Carraro. Transporte: Isa Vans. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Projeto viabilizado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Show: Marco Vilane e Danilo Moraes - Baiano e os Novos Caetanos
Projeto: Caravana Sotaques do Brasil
Data: 27 de outubro – Sexta, às 20h
Estação Literária - Espaço das Artes Profª Suely Aparecida Évora Camargo
Rua 19 de Setembro, 233 - Centro Guararema/SP.
Ingressos: Gratuitos – Retirar 1h antes no local.
Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.
Tel: (11) 4695-3871. Capacidade: 90 lugares.
Na rede: @pordosomcultural | @marcovilane | @danilomoraesbr