|
Boris Não Está Pronto - foto de Maria Terra |
A V Mostra de Teatro de Heliópolis acontece no período de 12 a 19 de agosto de 2023 na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (no Ipiranga) e nas ruas da comunidade. Todas as atividades são gratuitas, incluindo transporte de van para as apresentações, a partir da estação Sacomã do Metrô.
O evento, que vem se consolidando com um dos principais expoentes do teatro das periferias, apresenta um panorama teatral de artistas e grupos independentes que atuam em comunidades populares ou periferias do estado de São Paulo. A programação é formada por 10 sessões teatrais (adultos, infantis e teatro de rua), duas oficinas de formação, uma vivência artística e duas novidades, a Feira do Livro de Heliópolis e o Slam do Helipa, ambas ações em parceria com a Editora Gráfica Heliópolis.
A Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (sede da Companhia de Teatro Heliópolis) recebe os espetáculos: Sankofa - Cantando e Recontando Histórias do Cangaço e da Jova (Bando Jaçanã), Mãos Trêmulas (produção de Catarina Milani), Boris Não Está Pronto (Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes), Cabo Enrolado (Cia. Graxa) e (A)Dor(A) (Cia. Provisório-Definitivo), além do Slam do Helipa e da Feira do Livro.
Espetáculos infantis e circenses ocupam as ruas de Heliópolis levando humor e diversão para o público: Água Doce (Cia. da Tribo), A Cruzada Dos Corações Puros (Ou Quem Inventou A Guerra?) (Cia. Variante), Rir Para Não Chorar (Palhaço Musir), De Repente Tiago (Esquadrilha Marginália) e A Morte do Mané Bufão (ProCênicos).
Como nas edições anteriores, haverá resenhas sobre todos espetáculos da Mostra pelo olhar crítico dos/das jornalistas Simone Carleto, Carol Angrisani, Luiz Campos, Everton José, Flávio Mello, Fábio Resende e José Carneiro.
A V Mostra de Teatro de Heliópolis - Realizada pela Companhia de Teatro Heliópolis e pela MUK, a quinta edição da Mostra de Teatro de Heliópolis tem como objetivo fortalecer, estimular e difundir a criação artística de grupos e artistas atuantes em comunidade populares, bem como oferecer oportunidades e visibilidade à rica e pulsante cena teatral periférica. A curadoria foi realizada pelo professor e crítico teatral Alexandre Mate. Miguel Rocha, fundador da Companhia de Teatro Heliópolis, assina a direção artística, e Daniel Gaggini e Dalma Régia, a direção de produção do evento. Este projeto foi contemplado pelo ProAC Editais, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
V Mostra de Teatro de Heliópolis
Espetáculos: 12 a 19 de agosto de 2023
Vivência artística: 7 a 11/8
Oficinas: 15/8 e 16/8
Locais das apresentações: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1.533 - Ipiranga. SP/SP) e Ruas de Heliópolis (verificar os locais na programação)
Informações, programação e inscrições: http://ciadeteatroheliopolis.com/mostra2023/
Instagram: @mostraheliopolis e @ciadeteatroheliopolis
Facebook: @mostradeteatrodeheliopolis e @companhiadeteatro.heliopolis
Toda a programação é gratuita.
Ingressos (Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho): Serão distribuídos 1h antes das sessões, por ordem de chegada.
Transporte gratuito para todas as sessões (Van): Estação Sacomã do Metrô (saída Rua Bom Pastor). Horários de saída da estação serão divulgados nas redes sociais do evento.