|
Divulgação |
A Companhia de Teatro Heliópolis está com inscrições abertas para a Vivência Artística no Processo de Criação, que acontece entre os dias 5 e 10 de junho de 2023, na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede do grupo, que fica na Rua Silva Bueno, 1533, no Ipiranga, em São Paulo, SP. Os interessados devem preencher o formulário – disponível aqui!
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o processo criativo da Companhia, de forma prática e ativa, conduzidos pelo diretor Miguel Rocha.
A Vivência Artística no Processo de Criação integra as atividades do projeto Companhia de Teatro Heliópolis 20(+1) Anos de (Re)Existência, contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - Edital Nº 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias - Produção / Difusão / Capacitação / Eventos / Manutenção de Corpos Artísticos.
Esse projeto foi elaborado com o objetivo de manter seu corpo artístico e continuar sua pesquisa sobre os dilemas da sociedade contemporânea, a partir da sua realidade, tendo a violência como elemento disparador, não só a violência física como também aquelas subliminares e psicológicas e as pequenas violências naturalizadas no cotidiano. Ele também contempla a ampliação da programação de sua sede, a Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, ao longo de 12 meses, e as comemorações dos 20 anos de existência da Companhia de Teatro Heliópolis, cujos festejos seriam em 2020 e 2021, mas devido às restrições impostas pela pandemia, foram protelados.
Ao longo do projeto foram realizadas várias atividades que, além dos membros fixos do grupo - Miguel Rocha, Dalma Régia, Alex Mendes, David Guimarães e Walmir Bess -, envolveu outros profissionais que fizeram parte da trajetória da Companhia de Teatro Heliópolis, como o professor e pesquisador Alexandre Mate, a performer e jornalista Maria Fernanda Vomero, a atriz, performer e diretora Graziele Sena e o produtor Daniel Gaggini.
A última atividade da série é uma Publicação Virtual, que será concluída nos próximos meses, reunindo registros textuais e imagéticos dos participantes do projeto – atores, provocadores, oficineiros e espectadores –, como uma espécie de diário de bordo coletivo. Sob responsabilidade de Maria Fernanda Vomero, a publicação será disponibilizada em PDF para download gratuito no site da Companhia de Teatro Heliópolis.
A Companhia de Teatro Heliópolis - Com 12 trabalhos no repertório, a Companhia de Teatro Heliópolis é um grupo de teatro atuante e reconhecido na cidade e no estado de São Paulo e no Brasil, por meio de um trabalho ininterrupto e consistente, desenvolvido desde o ano 2000, em Heliópolis, uma das maiores comunidade populares da capital paulistana. Em 2022, seu mais recente trabalho, o espetáculo CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, foi agraciado com os prêmios: APCA 2022 na categoria Dramaturgia, indicado também em Direção; Prêmio SHELL de Teatro 2022 nas categorias Dramaturgia e Música, indicado também em Direção; VI Prêmio Leda Maria Martins na categoria Ancestralidade; e ainda foi indicado pela Folha de S.Paulo como um dos Melhores Espetáculos de 2022. O grupo, como artistas e também como moradores da região, têm estabelecido diálogo vivo e dinâmico com o local onde atua.
Demais atividades realizadas durante o projeto, que foram abertas ao público e oferecidas gratuitamente:
Rodas de Conversa com Provocadores da Companhia - Provocações a fim de compartilhar pensamentos estéticos e criativos sobre o processo de elaboração das obras da Companhia de Teatro Heliópolis, com Alexandre Mate e Maria Fernanda Vomero.
Oficina-Montagem - Workshop em 5 encontros focado na integração dinâmica da voz, do corpo e do movimento e os efeitos desse processo integrado na criação cênica, orientado por Graziele Sena, cujo trabalho resulta de treinamento no Open Program, dirigido por Mario Biagini, no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, na Itália, fundado pelo diretor polonês Jerzy Grotowski.
Desmontagem Comentada da Peça [In]Justiça - Espetáculo que reflete sobre aspectos da justiça no Brasil por meio da história de um jovem que pratica um crime involuntariamente, expondo os pontos de vista sobre o que é justiça, seja a praticada pelo judiciário ou aquela sentenciada pela sociedade. A desmontagem cênica buscou desvendar o percurso criativo que originou a obra, expondo as provocações éticas e escolhas estéticas feitas no processo e o compartilhamento de práticas artísticas e inquietações coletivas que compõem [In]Justiça.
Exposição Fotográfica - Exposição fotográfica comemorativa dos 20 anos da Companhia de Teatro Heliópolis com fotos dos espetáculos de seu repertório, realizada na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da Companhia de Teatro Heliópolis.
Manutenção do Núcleo Artístico - Visando o aprimoramento técnico e artístico do grupo, foram realizados encontros teóricos e práticos voltados para os membros do núcleo fixo com intuito de ampliar as potências individuais e coletivas.
Atividade: Vivência Artística no Processo de Criação
Com: Companhia de Teatro Heliópolis
Quando: de 5 e 10 de junho de 2023
Local: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho
Rua Silva Bueno, 1533 - Ipiranga. São Paulo/SP
Gratuito. Duração: 6 encontros de 4h. 15 vagas.
Público-alvo: interessados em geral, maiores de 16 anos.
Informações: WatsApp (11) 97844-5296.
Inscrições abertas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfd1UhWCy4kZE12Qllg6p4MLPptsBYXCbeo0KyHib_3T579sQ/viewform?usp=sf_link
Facebook - @companhiadeteatro.heliopolis | Instagram - @ciadeteatroheliopolis