E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Laboratório instalado no CPQD é o primeiro centro de testes e integração em Open RAN credenciado no Hemisfério Sul
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Credenciamento do Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN como OTIC foi anunciado pela O-RAN Alliance durante o Mobile World Congress


Campinas, 05 de março de 2025 - O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN, instalado em Campinas (SP), é o primeiro Open Test and Integration Center (OTIC) para soluções de redes de acesso por rádio abertas do Hemisfério Sul. O credenciamento do novo OTIC foi anunciado pela O-RAN Alliance - comunidade que reúne operadoras móveis, fornecedores e instituições acadêmicas e de pesquisa do mundo todo - durante o Mobile World Congress (MWC), importante evento internacional na área de tecnologia e conectividade que acontece nesta semana (de 3 a 6 de março), em Barcelona, na Espanha.

Com o aval da O-RAN Alliance, o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN passa a fazer parte de um seleto grupo de centros de testes e integração de equipamentos e soluções para redes baseadas nessa tecnologia. É o 20.º OTIC credenciado no mundo, sendo o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul - os demais estão localizados nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia.

“O papel do OTIC é garantir a interoperabilidade das soluções de redes abertas, fornecidas por empresas diferentes, bem como a segurança cibernética dos equipamentos e um desempenho equivalente ao de soluções de redes de acesso proprietárias, de um único fornecedor”, explica Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções em Conectividade do CPQD. Ele afirma que o novo laboratório - que em dezembro recebeu equipamentos doados pelo governo dos Estados Unidos, no valor de US$ 1,7 milhão - tem condições de testar isoladamente os vários componentes, de hardware e software, de uma rede Open RAN.

“Como OTIC, iremos atuar tanto na realização de testes para fabricantes que precisam homologar seus equipamentos e soluções Open RAN como também no apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções para redes abertas 5G e 6G no Brasil”, acrescenta o gerente do CPQD. O objetivo do OTIC brasileiro é atender todo o ecossistema de inovação em conectividade da região da América Latina e, ao mesmo tempo, firmar parcerias com outros centros de testes e integração do mundo. “Estamos alinhados ao movimento de colaboração global visando reproduzir os mesmos procedimentos de testes em todos os laboratórios credenciados como OTIC, de modo a garantir que os resultados sejam os mesmos em todos os países”, ressalta Lima.

Esse é um dos focos da parceria já firmada entre o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN e o laboratório Virginia Tech, dos Estados Unidos, credenciado como OTIC em 2023. Outras parcerias estão sendo discutidas com OTICs de outros países, principalmente da Ásia. Além disso, o novo laboratório de testes brasileiro está negociando seu ingresso no projeto batizado de Acceleration of Compatibility and Commercialization for Open RAN Deployments - ACCoRD, que reúne grandes fabricantes e, também, operadoras móveis como AT&T e Verizon, dos Estados Unidos, NTT DoCoMo, do Japão, e Jio, da Índia, entre outros membros.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 05/03/25
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Alex Nicolau  
Telefone: 011-2858-9192-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.