E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Mercado brasileiro de armazenamento de energia junto ao consumidor deve demandar investimentos acima de R$ 22,5 bilhões até 2030
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

No último ano, a demanda por componentes para sistemas de armazenamento de energia (BEES) no Brasil cresceu 89% em relação a 2023, e grande parte desses sistemas deve ser instalada ainda em 2025. Estima-se que o mercado de armazenamento com baterias junto ao consumidor movimente mais de R$ 22,5 bilhões em investimentos até 2030. Os indicadores fazem parte do novo Estudo Estratégico de Armazenamento de Energia, produzido pela Greener.

O levantamento da consultoria mostra que, até 2024, o país acumulou 685 MWh de capacidade instalada, sendo que 70% do armazenamento atende a sistemas isolados. Somente no último ano, foram 269 MWh adicionados, um crescimento de 29% frente ao registro de 2023.

Também foi apurado pelo estudo que a confiabilidade é o principal motivador para a instalação de sistemas de armazenamento no Brasil, tendo em vista que as frequentes quedas de energia e interrupções prolongadas no fornecimento de eletricidade resultam em grandes prejuízos.

No cenário global, o mercado de armazenamento de energia a bateria deve ultrapassar os 760 GW de potência instalada até 2030, liderado por China e Estados Unidos, especialmente em aplicações de utilities. O país asiático também está à frente das aplicações atrás do medidor, ao lado de Alemanha e Itália. América Latina e Pacífico, a despeito da ampliação de investimentos, ainda enfrentam barreiras regulatórias e altos custos de capital que inviabilizam um crescimento mais robusto.

"O mercado de armazenamento é peça-chave para a transição energética no Brasil, permitindo a integração de fontes renováveis à matriz elétrica e possibilitando maior estabilidade ao sistema. Como oportunidade de atenuar desafios como o curtailment e a inversão de fluxo, esse é um mercado que continua avançando, impulsionado pelo aumento da demanda e preços mais competitivos. Teremos também a realização do Leilão de Reserva de Capacidade de Armazenamento, previsto para este ano, que deve abrir as portas para novos investimentos em projetos de grande porte no país", afirma Marcio Takata, CEO da Greener.

A versão gratuita do Estudo Estratégico de Armazenamento de Energia está disponível para download no link https://estudo-armazenamento.greener.com.br/

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 27/02/25
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Alex Nicolau  
Telefone: 011-2858-9192-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.