Nova solução transforma a gestão de redes ópticas, ao agregar automação, inteligência e mais eficiência para atender às demandas por otimização e alta disponibilidade da rede
Campinas, 18 de dezembro de 2024 - A Padtec está lançando o Plano de Controle Óptico, solução que tem como objetivo proporcionar mais agilidade, automação e eficiência na gestão de redes ópticas. Desenvolvido com base na arquitetura SDN (redes definidas por software), o novo produto é resultado da evolução do tradicional NMS (Network Management System) da Padtec para um avançado controlador de domínio óptico que permite simplificar operações complexas e responder rapidamente às demandas por otimização de rede, reconfiguração e alta disponibilidade.
Já implantado em uma operadora de redes neutras brasileira, o Plano de Controle Óptico é uma solução alinhada à posição da Padtec de contribuir para a construção de redes inteligentes e escaláveis. “O controle centralizado é um dos pilares do produto, que traz novas oportunidades para os operadores relacionadas à simplificação de processos operacionais complexos e à monetização da rede óptica”, afirma Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec. Ele ressalta que um fator fundamental para viabilizar a geração de receitas a partir dos recursos da camada óptica é a resiliência dos serviços. “No Plano de Controle Óptico, essa resiliência é garantida por um mecanismo de restauração desenvolvido pela Padtec que utiliza dados reais da rede para estimar o desempenho dos enlaces. Caso seja identificada uma degradação no canal óptico de uma rota, o sistema gera alertas e desvia o tráfego automaticamente para rotas alternativas, assegurando a continuidade e a qualidade do serviço”, explica.
Outra vantagem da solução da Padtec são as interfaces de programação (APIs) abertas, projetadas para permitir a construção de uma pilha de automação entre os múltiplos domínios de rede e os sistemas OSS/BSS. “Essa abordagem possibilita a manutenção preditiva e a extração de informações detalhadas sobre a saúde da rede, a partir dos dados de telemetria, com a integração de Inteligência Artificial para análises avançadas”, destaca Sousa, ressaltando que a automação foi prioridade no desenvolvimento do Plano de Controle Óptico da Padtec. A empresa está desenvolvendo também um módulo de planejamento, integrado ao controlador óptico, que utiliza o conceito de gêmeo digital para criar uma réplica virtual da rede real. Esse recurso será essencial para a gestão de capacidade e a realização de simulações avançadas visando otimizar os recursos da rede.
Na primeira versão, o Plano de Controle Óptico está preparado para realizar a gestão e o controle de redes ópticas com equipamentos da própria Padtec. Mas a evolução do produto, com base em interfaces abertas e protocolos adotados pela indústria, permitirá sua utilização em redes construídas com soluções de diferentes fornecedores, oferecendo mais flexibilidade às operadoras.