A BrazilFoundation, que promove a filantropia estratégica no Brasil, anuncia o lançamento de seu Advisor Managed DAF, variação do Donor Advised Fund, por meio do qual indivíduos, famílias ou empresas estabelecem um fundo e recomendam organizações da sociedade civil (OSCs) para receber os recursos que, investidos, rendem enquanto o doador decide quando e quais OSCs serão beneficiadas. Essa nova alternativa permitirá que os profissionais de investimento de pessoas e corporações de alto patrimônio gerenciem os fundos caritativos de seus clientes.
Consolidada internacionalmente desde os anos 1990, a modalidade chega ao Brasil para atender a uma demanda do setor social, que assiste a um movimento crescente de empresas e famílias em busca de estabelecer um legado filantrópico, atendendo aos objetivos de investimento de médio e longo prazo. A possibilidade de doar sob a gestão de uma equipe de investimento de confiança amplia também o potencial de arrecadação de recursos para as causas mais importantes. Atualmente, a BrazilFoundation administra uma série de fundos do gênero, um deles no valor de US$ 2 milhões.
“A perspectiva é que com o Advisor Managed DAF possamos aumentar o volume de doações e beneficiar muito mais organizações da sociedade civil uma vez que esse perfil de alto patrimônio tradicionalmente confia muito nos seus consultores de investimento para gerenciar e controlar seus recursos. A ausência dessa possibilidade era um entrave importante para a filantropia estratégica no Brasil”, afirma Rebecca Tavares, presidenta e CEO da BrazilFoundation.
Com uma contribuição mínima de US$ 50 mil, os recursos dos Advisor Managed DAFs ficam em uma conta da BrazilFoundation e são controlados pelo gestor escolhido pelo doador. Para além da remuneração pelo próprio fundo, os consultores parceiros têm acesso a comunidade filantrópica, e, portanto, a potenciais novos clientes. Doações em dólares americanos também se beneficiam de isenções fiscais de acordo com a legislação dos EUA.
“A BrazilFoundation responde por toda a assessoria filantrópica estratégica, oferecendo aconselhamento na seleção, monitoramento e acompanhamento de resultados das OSCs escolhidas, além de se encarregar de tarefas administrativas, tais como o processamento de doações, a manutenção de registros e a emissão regular de extratos de fundos para simplificar a declaração de impostos”, completa Rebecca.