Kryptus e Teho fecham parceria para impulsionar segurança do setor de energia

A Kryptus, líder brasileira em segurança cibernética e criptografia para aplicações militares, governamentais e empresariais, firmou um acordo de cooperação comercial com a Teho, empresa de engenharia que atua nos mercados de alta potência, transmissão e geração de energia. Conforme os termos da parceria, a Teho irá ofertar as soluções de cibersegurança da Kryptus às empresas de geração e transmissão de energia elétrica que compõem a sua carteira de clientes.

De acordo com José Neto, CEO da Teho, a aliança tem por objetivo aproveitar as sinergias e as expertises de ambas as empresas relacionadas a projetos de engenharia e soluções de segurança cibernética, respectivamente, voltados ao setor elétrico e de telefonia. “Pretendemos levar as soluções de cibersegurança dentro do nosso portfólio aos clientes da área de energia que já trabalham conosco”, enfatiza.

O executivo diz que a busca de um acordo com a Kryptus se deu em razão da demanda por soluções de segurança das empresas de energia, que hoje estão bastante vulneráveis a ataques cibernéticos. “Nessa primeira etapa do acordo vamos priorizar o mercado de energia elétrica, mas a ideia é ampliar a parceria para o setor de telecomunicações, no qual também temos forte atuação”, diz o CEO da Teho.

Segundo a Kryptus, a parceria com a Teho ocorre em um momento bastante oportuno, já que desde o dia 9 de julho está em vigor a nova rotina operacional, publicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que estabelece controles mínimos de segurança cibernética a serem implementados nos centros de operação e nos equipamentos de infraestrutura das companhias de energia.

A nova rotina define os requisitos e critérios que compõem o Ambiente Regulado Cibernético (ARCiber) e deverá ser implementada em duas etapas: 18 e 27 meses, a partir da data de entrada em vigor da nova rotina. “Com a parceria as duas empresas saem ganhando, já que cada uma possui sua especialidade e, unidas, criarão uma oferta de cibersegurança mais sólida e robusta”, diz Felipe Riule, Head de Canais e Parcerias LATAM da Kryptus.

A Teho é uma empresa recém-criada por José Neto, engenheiro, e Alexandre Mendes, arquiteto com experiência anterior como Diretor de uma das maiores empreiteiras do Brasil, com mais de 30 anos no mercado de engenharia, tendo realizado grandes projetos ao longo desse tempo nos mercados de infraestrutura de telecomunicações e energia. “A missão da Teho é trazer inovação para o tradicional mercado de engenharia”, diz Alexandre Mendes, sócio-fundador.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Pimenta Comunicação
Contato: Alex Nicolau