E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




MOB Telecom investe em nova geração de transponders de 800 Gb/s da Padtec para iluminar trecho no Cinturão Digital do Ceará
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Objetivo é atender ao aumento do tráfego de dados - e de demanda por banda - no estado, que cresceu 200% de janeiro a julho de 2020, em relação a igual período de 2019.

Campinas, 09 de março de 2021 - A MOB Telecom, operadora brasileira de serviços de telecomunicações, está investindo na expansão da capacidade de transmissão da rede construída no Cinturão Digital do Ceará (CDC) por um consórcio formado pela própria empresa e por outras duas grandes operadoras da região Nordeste. E, para isso, apostou na nova geração de transponders de 800 Gb/s da Padtec, que será utilizada para iluminar o trecho do CDC entre a capital Fortaleza e o município de Juazeiro do Norte.

Responsável pela conexão de internet fixa de quase metade da população cearense, o Cinturão Digital consolidou-se, nos últimos anos, como indutor da economia no estado. Hoje já são mais de 14 mil quilômetros de fibras ópticas iluminadas pelo CDC, para conectar os mais de 180 municípios cearenses. Dados divulgados pela Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará) indicam que o consumo de banda larga no Cinturão Digital cresceu 200% em 2020, entre janeiro e julho, em comparação a igual período de 2019.

Segundo Morgana Jacomini, diretora de Engenharia da MOB Telecom, as mudanças nos hábitos e necessidades das pessoas, provocadas pelo isolamento social determinado pela pandemia de Covid-19 no Brasil, impulsionou um aumento de tráfego em todas as regiões do Ceará. “Na MOB, já registramos um aumento de mais de 40% no volume de dados transmitidos em nossas redes, desde a segunda quinzena de março do ano passado”, destaca a executiva. “A solução DWDM da Padtec permite acompanhar esse aumento da demanda e ampliar nossa atuação no mercado, na medida em que prepara nossa rede óptica para um crescimento escalável da capacidade de tráfego de dados”, completa.

Para iluminar o trecho entre Fortaleza e a cidade de Juazeiro do Norte, a Padtec forneceu os modernos transponders de 800 Gb/s (lançados recentemente pela empresa). No total, são mais de 2 quilômetros de redes ópticas iluminadas para conectar as cidades cearenses.

Parte da rede DWDM de alta capacidade do Cinturão Digital do Ceará, dimensionada para receber até 40 canais de 100 Gb/s, essa rota estava perto de atingir sua capacidade máxima de transmissão. O uso da nova geração de transponders da Padtec, com taxas de transmissão de 200 Gb/s por canal óptico, permitiu uma economia importante no uso de canais disponíveis no sistema e, ainda, dispensou a necessidade de regeneração do sinal ao longo da rota, contribuindo para a redução de custos de implantação e de manutenção de estações no sistema óptico de longa distância da operadora.

“Estamos entusiasmados com o início da era de 800 Gb/s em redes ópticas e por oferecer a nossos clientes, e seus usuários, novos recursos para uma experiência única de conectividade”, afirma Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec. “Também estamos muito satisfeitos por continuar contribuindo para alavancar as conexões no Nordeste do país. Afinal, um dos grandes benefícios da conectividade é a promoção do desenvolvimento regional, ao permitir a efetiva integração entre regiões do país e do mundo”, acrescenta.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Alex Nicolau  
Telefone: 011-2858-9192-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.