E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Novembro Azul: equipamento leva esperança para quem sofre com câncer de próstata
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Precisão submilimétrica resulta na aplicação de dose maior de radiação com segurança para o paciente e diminui o tempo do tratamento; o câncer de próstata é um dos que responde bem ao hipofracionamento.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele. E, por se tratar de uma doença que acomete principalmente homens na terceira idade, os exames preventivos são fundamentais para aumentar a chance de diagnóstico precoce e de cura.

No mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de próstata, o novembro azul, o INCA - Instituto Nacional do Câncer aponta dados preocupantes. A estimativa mais recente é de 65.840 novos casos em 2020, o que corresponde a 29,2% dos tumores nos homens. E a taxa de mortalidade é 15.983 casos no mesmo período.

“O ideal é que o homem comece o acompanhamento médico a partir dos 40 anos com um urologista. O principal exame para diagnóstico é o toque retal, que ainda é visto com muito preconceito, mas é um procedimento simples, feito em consultório e sem efeitos colaterais”, explica Miguel Torres, médico radio-oncologista e presidente do Instituto de Radioterapia São Francisco. Outro exame muito comum é o Antígeno Prostático Específico (PSA), feito pela análise sanguínea. Ele pode indicar alterações na próstata.


Tratamento mais curto

Uma opção de tratamento que tem se tornado mais indicada é o hipofracionamento, técnica de radioterapia que emite doses mais altas de radiação sem aumentar o risco para o paciente. De acordo com Miguel Torres, a técnica tem sido a mais indicada por reduzir o tratamento de semanas para dias.

O equipamento inglês Synergy, da Elektra, possui um sistema de imagem integrado que permite localizar a área de irradiação com precisão submilimétrica, protegendo os tecidos sadios e com efeitos colaterais iguais aos do tratamento tradicional. Assim, o paciente fica submetido à radioterapia por menos tempo. “O hipofracionamento precisa ser usado em certas condições e quando for possível, para não colocar o paciente em risco. Ele deve sim ser adotado, mas somente após a avaliação da doença e da saúde do paciente”, comenta o médico.

Morte de ator de “Friends”

A morte de James Michael Tyler, um dos atores de “Friends”, com apenas 59 anos, chama atenção para a importância da prevenção. No dia 24 de outubro deste ano, a doença vitimou o ator norte-americano James Michael Tyler aos 59 anos. Ele ficou famoso ao interpretar Gunther, dono do cafeteria “Central Perks”, e era considerado o sétimo amigo no seriado “Friends”, de grande sucesso entre os anos 90 e 2000. Já em estágio avançado da doença, o ator participou, pela internet, do episódio de reunião do elenco principal do seriado, em maio deste ano.

Ele descobriu a doença em 2018, já em estágio avançado. “A morte do ator de apenas 59 anos nos mostra a importância do acompanhamento médico para identificar a doença em suas primeiras manifestações. Infelizmente, ele descobriu a doença em um estágio que dificulta os resultados dos tratamentos e diminui as chances de cura. Por isso, é tão importante começar o acompanhamento médico mais cedo”, completa o radio-oncologista.

Sobre o IRSF

Há mais de 40 anos curando pessoas e contribuindo para o bem estar, o Instituto de Radioterapia São Francisco é reconhecido pela inovação e pioneirismo em radio-oncologia e radioterapia. Seu corpo clínico é composto por médicos especialistas em radio-oncologia com grande experiência e, constantemente incorpora novos médicos que trazem a inovação. Tem como missão levar excelência técnica em radioterapia e tratamento humano para todos e faz isso oferecendo acessibilidade. Realiza tratamentos convencionais, com conformação tridimensional, IMRT - irradiação com intensidade modulada e braquiterapia. Foi um dos primeiros em Belo Horizonte a usar diversas técnicas, tais como o hipofracionamento em câncer de mama. É certificado pelo Ministério da Saúde em excelência em controle de qualidade.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Masculino  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Hipertexto Comunicação Empresarial  
Contato: Cilene Impelizieri Nogueira  
Telefone: 31-32274566-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.