E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, estreia curta sobre imigração italiana no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Imagem do filme Vapor Speranza. (Divulgação)
Imagem do filme Vapor Speranza. (Divulgação)

O cineasta e animador Maurício Squarisi, ligado ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, estreia seu novo curta-metragem autoral, Vapor Speranza, no dia 10 de outubro, às 19h30, na Unidade 1 do Centro Cultural de Valinhos. A produção foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), através do Edital PNAB 05 2024, de Valinhos, cidade sede da Tupi Desenhos Animados, realizadora do projeto.



Em Vapor Speranza, Squarisi narra a história de Lina, uma adolescente que, ao explorar o sótão da avó, encontra o diário do bisavô Gino, imigrante italiano que desembarcou em Santos em 1896 a bordo do navio que dá título à obra. A animação retoma o interesse do diretor por temas históricos e autobiográficos, com um mergulho na memória da imigração italiana e nas narrativas familiares que inspiraram sua pesquisa.



A presença marcante da música é outro destaque do filme, que tem contribuições da cantora Ana Person, que criou e gravou a música de encerramento, e dos músicos Rafael Monteiro, no acordeon, e Jara Carvalho no tamborim. As vozes são de Ton Crivelaro e Brunella Squarisi.



No evento de estreia em Valinhos, o público poderá conhecer um pouco desses bastidores, assistindo ao making of, conversando com o cineasta e passeando por uma exposição de desenhos de Squarisi. A montagem da exposição é assinada por Rafaela Repash, que participa do projeto Vapor Speranza desde o início, desenhando os cenários do curta.



SOBRE MAURICIO SQUARISI



Animador, cartunista e diretor de cinema, Mauricio Squarisi integra o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desde 1979, onde desenvolve atividades educativas e de formação, mantendo, paralelamente, um intenso trabalho autoral. Em seu vasto currículo, estão dezenas de filmes que dirigiu, além da participação em inúmeros outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.



Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:



Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 400 curtas-metragens produzidos, dois longas-metragens e mais de 2.500 oficinas realizadas no Brasil e no exterior, incluindo atividades com comunidades indígenas, quilombolas e com pessoas com deficiência.



Para acompanhar a agenda e as produções do Núcleo, basta acessar o site ncacampinas.org.br.



Serviço

Estreia do curta-metragem 'Vapor Speranza'

Data: 10 de outubro de 2025

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural de Valinhos – Unidade 01 (ao lado da Matriz S. Sebastião)

Endereço: Rua José Milani, 15 – Valinhos/SP

Entrada franca | Classificação Livre

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Evento  Data Publicação: 07/10/25
Local a ser realizado: Valinhos  Data a ser realizado: 10/10/25
Fonte do release
Empresa: A2N Comunicação  
Contato: A2N Comunicação  
Telefone: 19-32962949-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.