Assessoria internacional encurta caminho de empresa do segmento Pet rumo ao mercado europeu

A Animalplast, de Campinas-SP, está prestes a iniciar operações na Alemanha depois de período de planejamento e implantação com consultoria da AR Konsili

A jornada do empreendedor brasileiro para colocar seus produtos e serviços além do oceano nem sempre encontra águas calmas. Barreiras de idioma, de cultura de negócios, uma burocracia muitas vezes complexa e pouco amistosa, podem tornar a experiência de se estabelecer em outro país uma verdadeira prova de obstáculos.

A Animalplast, produtora e distribuidora de artigos para o segmento pet com sede em Campinas-SP, vivenciou essa experiência de maneira positiva, quando, no fim de 2020, decidiu ampliar suas operações para o continente europeu. Com perfil familiar e quase 10 anos de atuação, a empresa tinha vendas consolidadas no mercado norte-americano, através de um famoso marketplace. Quando uma das sócias se mudou para a Alemanha, surgiu a ideia de expandir a atuação também para a Europa.

“Temos uma experiência muito bem-sucedida no Brasil com vendas on-line. Em nossa loja virtual comercializamos tanto os artigos que produzimos, como produtos de terceiros. Por conta do sucesso dessa operação, pensamos em algo semelhante para nossa presença na Europa”, disse Paulo Penna Firme Curto, diretor da Animalplast. “É um mercado muito grande para ficarmos apenas com a exportação de nossos produtos para distribuidores locais.”

Andrea Curto, irmã de Paulo, começou a pesquisar os passos que teria que dar para a implantação do negócio. Foi quando ela foi apresentada à Adriane Rössler, empresária brasileira fundadora da AR Konsili. Com sólida formação em Economia e Administração, além experiência em empresas, Adriane, que mora em Passau, na Alemanha, desenvolveu na AR Konsili um serviço onde pudesse contribuir para que empresários brasileiros realizassem o sonho de expandir seu negócio para um mercado tão promissor como o Europeu.

A atuação da AR Konsili se dividiu em três áreas: um estudo preliminar; a avaliação de viabilidade e de processos de exportação e a abertura da empresa na Alemanha. O primeiro embarque já está pronto para ser enviado à Europa em fevereiro próximo. A distribuidora brasileira manda os produtos para a filial alemã que vai vendê-los no continente europeu através da plataforma eletrônica, tanto no atacado, como no varejo. “E no futuro também podemos nomear alguns atacadistas para distribuir nossos produtos em lojas físicas”, anima-se Andrea Curto.

“Minha expertise e a consultoria de negócios que prestamos viabiliza a operação das empresas clientes no exterior por meio do suporte de uma rede de parceiros confiáveis para atender, por exemplo, as questões tributárias e jurídicas dos meus clientes. São profissionais que conheço há anos, com grande experiência e confiabilidade em suas áreas de atuação”, explica a consultora.

Sobre o processo de implantação da operação europeia da Animalplast, Paulo é taxativo: não poderia ter sido melhor. “Sentimos segurança em toda trajetória, com muita disponibilidade, da Adriane tanto na Europa, como aqui no Brasil”, lembra. Sobre o investimento feito, Paulo Curto não fala em dinheiro gasto. “O valor que a Adriane agregou ao nosso projeto não tem preço. O impacto foi impressionante”, e destaca: “Toda trajetória foi sendo realizada em módulos e avançamos por um caminho tranquilo e sem sustos”, completa Paulo.

Para os próximos anos, levando em connta questões cambiais e do tamanho do mercado europeu, a previsão é de que a operação alemã passe a ter uma unidade atacadista no país atendendo distribuidores, lojas físicas e o e-commerce próprio, passando a representar até 50% do faturamento da, agora multinacional, Animalplast.

Sobre a Animalplast

A Fabricação e comercialização de produtos plásticos para o ramo pet, confeccionados com rigor, controle de qualidade, valorização dos distribuidores e satisfação dos clientes. Tudo isso com qualidade, profissionalismo e eficiência são diferenciais que estão expandindo a ascensão da Animalplast dentro e fora do país.
animalplast.com.br

Sobre AR Konsili

Com a formação em Economia e Administração, aliada à experiência profissional internacional, a empresária brasileira Adriane Rössler, construiu um modelo de serviço na AR Konsili para ajudar seus clientes a expandirem seus negócios internacionalmente, com total segurança, um projeto sólido e sem burocratização. Adriane, que em sua trajetória profissional soma ampla experiência nos EUA e na Europa, tem contribuído para tornar possível a realização do sonho de seus clientes em vivenciar a rica experiência empresarial em um dos mercados mais almejados em todo mundo. http://www.arkonsili.com

Editorias: Negócios