A Trupal adquire a nova EFI Nozomi C18000 Plus, tornando-se a 1ª na América Latina com tecnologia de impressão digital corrugada líder de mercado

Empresa peruana ganha versatilidade, alta qualidade gráfica e agilidade na produção de embalagens

Com o objetivo de modernizar seu parque gráfico com equipamentos mais eficientes e garantir o mais alto nível de competitividade, a fábrica de embalagens peruana Trupal adquiriu uma EFI ™ Nozomi C18000 Plus, impressora industrial digital de papelão corrugado de alto volume digital a jato de tinta direto na placa de passagem única da Electronics For Imaging, Inc. Com o uso da máquina, a empresa busca versatilidade, alta gráfica e velocidade para agilizar a produção de caixas de papelão corrugado produzidas com foco na exportação de frutas frescas.

A empresa sediada em Lima será a primeira na América Latina a instalar a tecnologia Nozomi, que é a solução de impressão a jato de tinta de passagem única líder na indústria de embalagens de papelão ondulado. A Trupal também será uma das primeiras no mundo a instalar o recém-lançado Nozomi C18000 Plus, que oferece uma gama de aprimoramentos avançados de produtividade e fluxo de trabalho.

Com mais de 50 anos de experiência e 1,5 mil colaboradores, a Trupal está no grupo das líderes em soluções para embalagens rígidas e flexíveis. Sua produção envolve desde a fabricação do papel até a embalagem final exclusiva para cada cliente.

Com a aquisição do EFI Nozomi C18000 Plus, a Trupal busca aumentar significativamente a versatilidade de seu portfólio. “Um dos aspectos que mais nos chamam a atenção nos equipamentos é a variedade de cores disponíveis. Com sua alta velocidade, nossa meta é atingir um ROI de 25% a 35%”, disse Leandro Mariátegui Cáceres, gerente geral da Trupal.

Nas primeiras conversas com clientes, Mariátegui revelou que ficou impressionado, especialmente em conversas com equipes comerciais. “A EFI é líder de mercado e com muitas instalações ao redor do mundo, ela espalha esse conhecimento para seus clientes. Isso nos dá total segurança ”.

Durante a pandemia, o crescimento do volume de produção entre os usuários Nozomi em todo o mundo foi relevante. \"Os usuários Nozomi viram um aumento médio de 41% na produção ano a ano para suas impressoras, um número cinco vezes maior do que a taxa de crescimento geral de 8% dos usuários\", disse Evandro Matteucci, vice-presidente e Diretor Executivo de Materiais de Construção e Embalagem da EFI. \"Esperamos ajudar a Trupal - um verdadeiro líder em inovação de embalagens para a América Latina - a se beneficiar da tendência de crescimento digital com a produtividade de alta qualidade do EFI Nozomi C18000 Plus.\"

A impressão digital de caixas de papelão ondulado com o EFI Nozomi C18000 Plus cria novas oportunidades para a produção em lote de qualquer tamanho, embalagem versionada e produção just-in-time de caixas de alta qualidade. Esses são os motivos que tornam a tecnologia de impressão a jato de tinta um dos segmentos de crescimento mais rápido, de acordo com a empresa de pesquisas Smithers Pira, crescendo 3,7% ao ano para atingir um valor de US$ 300 bilhões em 2023.

Associação de longa data
Além de fornecer a tecnologia de impressão digital à Trupal, a EFI também ajuda a empresa com ferramentas de produção e gerenciamento de negócios para atender a um modelo de negócios digital de rápido lançamento no mercado e baixo estoque.

Por muitos anos, a Trupal é cliente do software de fluxo de trabalho da EFI para gerenciamento de embalagens de papelão ondulado. “O PC Topp da EFI é uma ferramenta muito avançada que nos ajuda a organizar e programar toda a produção na fábrica. No padrão peruano, temos uma grande empresa, com 14 impressoras flexográficas em Lima e outras quatro em nossa filial no norte do país. Esse software, feito sob medida para a indústria de embalagens, permite o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis em cada equipe”, disse Mariátegui.

Embalagem de qualidade premium com tecnologia de ponta
A empresa está agora dando o próximo passo em sua evolução, alcançando a vanguarda da indústria com sua nova impressora. “Cinco anos atrás, compramos uma impressora de tecnologia convencional de um concorrente da EFI, mas o equipamento não era passagem única como a Nozomi e não atendeu às nossas expectativas. Sua tecnologia era limitada e lenta, os insumos eram muito caros e a máquina tinha baixa produtividade. Procurávamos uma impressora digital que oferecesse versatilidade, alta gráfica e produtividade. Encontramos todas essas qualidades na EFI Nozomi”, disse ele.

A partir da instalação, a empresa ampliará sua presença no segmento de embalagens para exportação de produtos agroindustriais do Peru, mais conhecidos como SuperAlimentos, amplamente aceitos na Europa. São frutas tropicais, como manga, mirtilo, abacate, laranja, limão, tangerina e outras. O gerente geral explica que se trata de um mercado que exige agilidade e alta tecnologia, já que são produtos gourmet com embalagens bem elaboradas.

“Na tecnologia EFI Nozomi, encontramos a versatilidade e a velocidade de que precisávamos para fortalecer nossa atuação no setor de agroexportação de frutas frescas, principalmente por via aérea. É comum recebermos pedidos de clientes peruanos que precisam exportar mangas para Madrid, de avião, em 72 horas. Se não tivermos uma resposta rápida com uma produção de caixas resistentes e sofisticadas, perdemos o cliente e as oportunidades de negócio”.

A Trupal também atua na produção de embalagens para alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, como vinho e pisco (tradicional bebida peruana à base de uva e um tipo de aguardente). Com diversas certificações de qualidade e ecologicamente corretas, a produção da empresa é realizada dentro dos padrões de respeito ao meio ambiente, com a reciclagem de todo o papel fabricado e a utilização do bagaço da cana-de-açúcar peruana como matéria-prima para a produção do papel.

Próximos desafios
Instalar a impressora EFI Nozomi representa um desafio para a equipe Trupal, pois é uma equipe de alta tecnologia. A EFI apoiará essa mudança com seu Programa de Soluções Digitais de Serviços Profissionais. “Estamos aumentando nosso padrão e por se tratar de uma nova tecnologia, a equipe deve passar por um treinamento rigoroso para entender os recursos e aproveitar todos os benefícios da impressora. Numa segunda etapa, vamos oferecer novas possibilidades aos clientes, como a alta capacidade de cor que adicionamos ao nosso portfólio, na velocidade que o mercado exige e a um custo acessível”, disse.

A equipe EFI tem estado próxima da Trupal neste processo. “Acho que a partir do segundo ano de uso da máquina, ela trabalhará a 100% de sua capacidade de produção. Se tudo correr conforme o planejado, a aquisição de uma segunda máquina pode ser uma realidade próxima”, finalizou Mariátegui.

EFI Nozomi C18000 Plus

Desenvolvido especialmente para a produção de papelão ondulado com tecnologia single-pass industrial EFI, o novo EFI Nozomi C18000 Plus inclui melhorias para aumentar a produtividade, qualidade e versatilidade de embalagens de papelão ondulado e displays após a impressão. O processamento de trabalho com o Nozomi C18000 Plus é 5% mais rápido graças à última versão do servidor de impressão EFI Fiery NZ-1000, usado para controlar a impressora. O novo modelo Plus está disponível agora e também inclui dados variáveis significativos, economia de tinta e recursos de gerenciamento de nuvem para o servidor de impressão EFI Fiery®.

Os aprimoramentos também incluem um sistema avançado de alimentação e transporte e um sistema de vácuo que otimiza a produtividade e o tempo de operação da impressora. O Nozomi C18000 Plus também inclui um sistema de inspeção de qualidade pós-impressão para ajudar os usuários a monitorar a qualidade de impressão e detectar problemas de jato de tinta e outros defeitos.

O equipamento atinge velocidades de 246 pés lineares por minuto, que podem produzir até 10.000 placas de 890 x 890 mm por hora. Além de seu conjunto de tintas CMYK padrão, a impressora pode ser adquirida com tintas laranja, roxa ou branca opcionais para obter uma gama de cores que cobre 97% das cores PANTONE®.

Sobre a EFI
A EFI™ é uma empresa de tecnologia, líder mundial na transformação da imagem analógica para digital. Com sede no Vale do Silício, a empresa oferece soluções que aumentam a competitividade e incentivam a produtividade dos clientes. São equipamentos inovadores para impressão digital no mercado de sinalização, embalagens, tecidos, azulejos de cerâmica, com uma ampla variedade de tintas, front-ends digitais, além do conjunto de fluxo de trabalho empresarial e de produção que transforma e simplifica os processos. A partir do escritório na cidade de São Paulo, Brasil, a empresa tem forte presença na América Latina, com aproximadamente 100 colaboradores, disponibilizando serviços e suporte técnico para todos as linhas de produtos. http://www.efi.com

Editorias: Ciência e Tecnologia  Industria
Empresa: Comunicale