E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




HCN forma sua primeira turma de residentes em Clínica Médica
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Formandos da primeira turma de Residência Médica do HCN Erika Thais de Lima Pereira, ⁠Victor Tavares Trindade, ⁠Jovenil Damaceno Rosa Júnior e Douglas Nunes Cavalcante (Foto: Cristiano Martins/IMED)
Formandos da primeira turma de Residência Médica do HCN Erika Thais de Lima Pereira, ⁠Victor Tavares Trindade, ⁠Jovenil Damaceno Rosa Júnior e Douglas Nunes Cavalcante (Foto: Cristiano Martins/IMED)

Os programas de residência médica representam um grande passo em direção a tornar o hospital um polo de ensino na área da Saúde



O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano - HCN forma sua primeira turma de residentes em Clínica Médica e destaca a importância do polo de ensino e saúde no interior de Goiás. Unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED Formandos da primeira turma de Residência Médica do HCN Erika Thais de Lima Pereira, ⁠Victor Tavares Trindade, ⁠Jovenil Damaceno Rosa Júnior e Douglas Nunes Cavalcante (Foto: Cristiano Martins/IMED)


O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, alcança mais um marco histórico em sua trajetória como referência no estado: a formatura da primeira turma de residentes em Clínica Médica, que aconteceu no dia 19 de fevereiro. O programa de Residência Médica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), representa um avanço significativo para a formação médica especializada no interior goiano.

Além do programa de Clínica Médica, o HCN também oferece residências em Cirurgia Geral, com duração de três anos, e em Anestesiologia, que teve início posteriormente. Essa conquista reafirma o papel do HCN como polo de ensino e formação profissional. Com residentes em atividade, o hospital se consolida como um espaço de aprendizado contínuo, o que reflete positivamente no atendimento à comunidade e no desenvolvimento da saúde pública regional.

A cerimônia de formatura aconteceu no auditório do hospital e contou com a presença de familiares, profissionais de saúde da região, políticos e das diretorias do HCN e do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, responsável pela adminsitração da unidade. Além disso, o evento contou com a presença da Gerente de Suporte Administrativo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Adriana Martins de Lucena, representando o Secretário, Dr. Rasível dos Reis Santos Júnior, e a Superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Dra. Rafaela Veronezi.

“A Residência Médica é mais do que uma etapa acadêmica: é o ápice de uma formação profissional que une conhecimento técnico, prática clínica e compromisso ético. Os formandos de hoje representam o futuro da nossa medicina e são um grande marco para o HCN, por serem os primeiros residentes médicos formados aqui, nesta unidade de saúde tão relevante para a política de regionalização da saúde no Estado de Goiás”, ressaltou a representante da SES-GO em seu discurso.

Residência médica

A expressão “residência médica” só pode ser empregada em programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM), como acontece com os programas em Cirurgia Geral, Clínica Médica e Anestesiologia do HCN. A Residência Médica é considerada a forma de especialização médica mais eficiente do Brasil, sendo uma modalidade de pós-graduação com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área.

Segundo a diretora médica de Ensino e Pesquisa do IMED, Dra. Érika Ortolan, “a Residência Médica do HCN se destaca como o programa mais distante da capital, evidenciando a política de regionalização da saúde do estado de Goiás. Essa iniciativa promove a interiorização de especialistas e fortalece a qualidade assistencial prestada à população da região centro-norte”.

O residente e orador da turma de formandos, ⁠Victor Tavares Trindade, destaca a importância desse marco para a saúde da região. “Estou muito feliz com essa conquista, porque nós somos a primeira turma em residência de Clínica Médica aqui do HCN e, com certeza, é um marco muito importante para a nossa região. Quero agradecer a todos os envolvidos e dizer que a gente tem uma saúde de qualidade no interior de Goiás”, conclui.



Programas de residência

Além dos programas de Residência Médica, o HCN começa o ano de 2025 com três novos programas de Residência Multiprofissional. Com isso, a unidade passará a oferecer especializações no programa de Residência Multiprofissional em Atenção em Urgência e Emergência/Trauma, com vagas para enfermagem, fisioterapia e nutrição.

Os programas de residência médica e multiprofissional no HCN representam um grande passo em direção a tornar o hospital um polo não só de saúde, como também de ensino na área da Saúde. Os hospitais que possuem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia a unidade e toda a população dos 60 municípios da região centro-norte do estado de Goiás.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/02/25
Fonte do release
Empresa: ECCO  
Contato: ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação  
Telefone: 11-3888-1144--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: -
MSN: -
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.