Hetrin faz parceria com Hemocentro de Goiás para coleta de sangue
Foto: Divulgação

Unidade móvel do Hemocentro estará na unidade hospitalar em 21 de janeiro; ação inclui cadastro para doadores de medula óssea

Em mais uma ação em prol da saúde da população, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) fechou uma parceria com o Hemocentro de Goiás para aumentar os estoques de sangue no Estado. No dia 21 de janeiro, uma unidade móvel realizará a coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea na unidade hospitalar, das 8h às 16h.

Para participar da doação é preciso apenas fazer um agendamento prévio, por telefone, listado abaixo. A unidade móvel tem capacidade para fazer 120 procedimentos por dia.

Cuidados com a higiene também foram intensificados no hospital, além da oferta de álcool gel para todos. O processo de doação inclui uma entrevista prévia e o procedimento em si, que dura cerca de 20 minutos. Cada pessoa doa em média 400 ml de sangue. “É de extrema importância que quem está apto a doar participe desta ação, pois uma única bolsa de sangue pode salvar quatro vidas”, reforça o diretor do IMED, Getro Pádua.

Quem pode doar

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis e, quem tem mais de 60 anos, precisa ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para vacina contra gripe o prazo é de 48 horas.

Recomendação do Ministério da Saúde

Uma nota técnica do Ministério da Saúde orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem que verifica se o candidato está apto para fazer a doação de sangue.

Serviço: Coleta de Sangue
Onde: Hetrin
Quando: 21 de janeiro, das 8h às 16h
Agendamento: (62) 3110-8735 (haverá entrevista prévia)