Zoom define prioridades para próxima fase do trabalho em nível global

O Zoom realizou nesta quarta-feira (19/1) o Work Transformation Summit, um evento virtual projetado para fornecer a seus usuários estratégias significativas, abordagens criativas e soluções inovadoras para redefinir o trabalho, considerando os desafios impostos pela pandemia e a experiência que revelou novas formas de realizar atividades em um contexto virtual ou híbrido.

Com o intuito de promover um discurso saudável relacionado à transformação do trabalho, a empresa compartilhou as últimas novidades do segmento destacando seus próprios planos sobre o futuro híbrido.

Na empresa, duas prioridades ficaram imediatamente claras: manter colaboradores seguros e apoiá-los por meio de uma experiência significativa. O Zoom destaca que o estudo revela a criação de “workstyles” próprios, que serão fundamentais para os planos futuros de reabertura dos escritórios, a ideia é compartilhar essa prática e inspirar outras pessoas e organizações.

Planejando o futuro do trabalho

O Zoom tem como foco tomar decisões ponderadas e escaláveis levando em consideração os funcionários e suas necessidades, e reconhece assim diferentes prioridades. A base de colaboradores hoje parece muito diferente do que era no início da pandemia, acompanhe o levantamento:

Atualmente, 98% dos funcionários do Zoom trabalham remotamente. (Os outros 2% incluem pessoas cujas funções consistem principalmente em trabalho no local, como gerenciamento de espaços de escritório e suporte a equipamentos físicos).

A força de trabalho da empresa cresceu de 2.400 para 6.100 funcionários de fevereiro de 2020 a dezembro de 2021.

As pessoas estão dispersas geograficamente, há mais de 10 escritórios globais e funcionários em mais de 35 países ao redor do mundo.

O Zoom de fato agora é uma empresa muito maior e mais espalhada do que era há dois anos. Os dados da pesquisa interna com funcionários do Zoom no verão de 2021 apontava que apenas 1% queria trabalhar em período integral em um escritório do Zoom, mais da metade indicou preferência por trabalho flexível e híbrido. Estas preferências estão de acordo com os dados que estão sendo revelados agora.

O Momentive | Zoom Future of Work Poll 2022, estudo detalhado encomendado pela empresa, destaca ainda que os funcionários valorizam a escolha na forma como trabalham, 69% afirma que é importante que eles possam escolher se trabalham pessoalmente, remotamente ou em um modelo híbrido.

45% dos entrevistados diz que é provável que procure um novo emprego se não puder trabalhar no local ideal. Em nível global, um ambiente de trabalho híbrido é predominantemente preferido ao exclusivamente presencial e exclusivamente remoto, de acordo com um relatório de 2021 baseado no Qualtrics Research, também encomendado pelo Zoom.

No local de trabalho pós-pandemia, menos de 20% dos funcionários escolherão trabalhar em um local da empresa como seu local de trabalho principal, de acordo com levantamento The Future of Work Requires Executive Leaders to Embrace Radical Flexibility.

Uma das conclusões mais notáveis da pesquisa interna, no entanto, foi sobre o quão engajados os funcionários do Zoom se sentiram trabalhando em casa. Muitos declararam que se sentiram apoiados, com orientação clara sobre prioridades e com feedbacks que os auxiliaram no desempenho.

Provavelmente esse foi o período mais movimentado dos 10 anos de história da empresa. A pontuação geral de engajamento foi bem acima da referência do setor. O Zoom trouxe para o público os diferentes workstyles e reitera que tem confiança em suas equipes.

O que está orientando essas decisões?

A cultura, o modelo de negócios e a estrutura de funcionários únicos de cada empresa determinarão como eles procederão nesta era de transformação de empregos. O Zoom considera que o futuro do trabalho será baseado em permitir um ambiente flexível para todos. Não é mais apenas um lugar, mas um espaço onde pessoas se reúnem para colaborar de diferentes maneiras.

Existem ferramentas, recursos e princípios que abrangem as práticas de forma global para pautar esta nova realidade de trabalho. Nesse contexto, a plataforma Zoom será fundamental. À medida que são construídos os planos e os estilos de trabalho, estes serão os pilares que guiam o Zoom:

Conexão: Como fazemos o trabalho enquanto continuamos a entregar felicidade aos nossos clientes?

Pessoas: Como tornamos o trabalho inclusivo para todos os funcionários?

Experiência: como evoluímos processos e construímos novos para elevar as experiências de nossos funcionários?

Para que tudo seja bem-sucedido, é essencial que os funcionários sejam:

Capacitados para terem sucesso em suas funções, independentemente do estilo de trabalho ou localização

Habilitados por meio de recompensas dinâmicas e abrangentes alinhadas ao estilo de trabalho e à localização

Felizes em uma cultura e ambiente equitativo e inclusivo

É essencial apoiar as pessoas em espaços de trabalho que são:

Hubs dinâmicos projetados para socialização, colaboração e suporte centrado no cliente que apresentam soluções do Zoom

Equipados para alavancar tecnologia e sistemas que promovam a melhor experiência para colaboradores e clientes

Protegidos com um forte foco no bem-estar, saúde e segurança de todos

Ao definir essa direção, o Zoom adere aos princípios estabelecidos no início da pandemia: não reabrirá nenhum escritório até que isso possa ser feito sem a necessidade de distanciamento social; aguardará uma condição segura para voltar aos locais de trabalho.

Quais são os “workstyles” do Zoom?

O Zoom considera que no futuro algumas pessoas sempre trabalharão em home office, outras em um escritório do Zoom e os demais estarão na condição de uma mistura de ambos, configurando uma realidade híbrida. Esses estilos designam onde e como um funcionário trabalhará.

Quando for seguro para todos, os estilos de trabalho do Zoom serão:

Presencial: Colaboradores em funções ou contratados com o objetivo de estarem diariamente no escritório, conforme definido pela função e responsabilidades

Remoto: Funcionários que foram originalmente contratados para trabalhar remotamente ou que mudaram sua residência permanente, distante de um deslocamento razoável do escritório do Zoom mais próximo

Híbrido: funcionários a uma distância razoável de deslocamento que optam por ir ao escritório um determinado número de dias por semana ou por mês

No Zoom a pessoa escolherá seu próprio estilo de trabalho pois a empresa acredita que oferecer estilos de trabalho liderados por funcionários é a melhor maneira de continuar proporcionando felicidade não apenas aos clientes, mas aos integrantes atuais e futuros.

“Todas as organizações estão tentando se adaptar neste momento. Mas estamos vendo tantas dificuldades para navegar no processo porque os colaboradores são deixados de fora do processo da tomada de decisões”, disse Zeus Kerravala, fundador e analista principal da ZK Research.

“O foco do Zoom em capacitar sua força de trabalho global para ajudar a construir a estratégia é permitir que os funcionários colaborem de qualquer lugar, usando sua plataforma inovadora e que será um modelo que outras organizações procuram ao traçar seu próprio caminho de trabalho híbrido”, reiterou Kerravala.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Serviços
Empresa: VIANEWS