A importância de manter a engenharia conectada por meio da gestão de dados

*Roberto Regente Jr., vice-presidente da OpenText para América Latina & Caribe

Produzir até mesmo a mais simples peça industrial ou um equipamento exige o trabalho de muitas pessoas. Também há muita informação, de várias áreas, envolvida no processo. Aliás, os dados são algo que não faltam à maioria das empresas atualmente. Ao longo dos anos, as organizações coletaram todos os dados que puderam. Finalmente chegaram à conclusão de que ser rico em dados não significa necessariamente ser rico em insights.

Além disso, uma série de outros desafios de mercado complica ainda mais o cenário: designs cada vez mais complexos, a possibilidade de usar manufatura aditiva (impressão 3D), trabalho remoto, requisitos regulatórios e muito mais. Portanto, é de vital importância que designers, engenheiros e todos os outros envolvidos em um projeto possam se comunicar com clareza e saber instantaneamente que estão trabalhando com as mesmas informações.

As empresas começaram a perceber que há muito a ganhar com todos os dados que têm à sua disposição.

A solução está na engenharia conectada. Isso garante que, não importa o que você está projetando, todos que precisam acessar informações ou colaborar no projeto tenham o que precisam e possam confiar que as informações estão corretas e atualizadas. Nos dias de hoje, a tecnologia já oferece design auxiliado por computador e suporte por meio de serviços gerenciados baseados em nuvem.

A engenharia conectada oferece inúmeros benefícios, como:
- Menos silos, maiores recursos digitais
- Usando as ferramentas para engenharia conectada, a empresa faz com que todos que precisam acessar ou contribuir com informações durante o processo de design possam fazê-lo, de forma rápida e fácil.
- Informações na nuvem são acessíveis de qualquer lugar, a qualquer hora e por meio de qualquer dispositivo. Não há necessidade de atualizações caras para sistemas legados internos.
- Maior eficiência e menos erros
- Mais flexibilidade e segurança

Com a engenharia conectada, não há mais risco de as equipes de projeto ficarem fora de sincronia. Todos os envolvidos sabem que estão sempre visualizando a versão mais recente e atualizada de um design.

Sua organização está pronta para apoiar as iniciativas do Industry 4.0 e transformar digitalmente as operações?

Como comentei anteriormente, a quantidade de conteúdo não estruturado nas empresas está crescendo continuamente. Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de encontrar informações relevantes rapidamente e usá-las para decisões de negócios. Isto com certeza promove uma vantagem competitiva para a organização.

A experiência de engenharia conectada também facilita a formatação de projetos da maneira que você precisar. Por exemplo, ele reduz facilmente modelos 3D a desenhos 2D, enquanto preserva todas as informações fornecidas no modelo 3D. O ciclo de vida gerenciado e o suporte para acesso controlado também garantem que seus designs e projetos permaneçam seguros. Você pode proteger o acesso à propriedade intelectual da sua empresa, por exemplo, especificando o nível de segurança que você atribui a outras pessoas com quem está compartilhando dados de design. Ao mesmo tempo, remover atividades sem valor agregado para determinados usuários pode ajudar a liberar tempo para maior inovação.

Isto se chama gestão de riscos. A conformidade está se tornando cada vez mais importante. As empresas estão, portanto, se concentrando em soluções que possam ajudá-las a garantir a conformidade. Outro exemplo são soluções que facilitam a localização de documentos não conformes e os adaptam à legislação e regulamentação em vigor.

De olho na Sustentabilidade

Todos estão cientes do impacto do papel no meio ambiente. Como resultado, empresas têm buscado diminuir a pegada de carbono e reduzir a quantidade de arquivos em papel.

Quando se trata de sustentabilidade, uma pesquisa recente da OpenText mostrou que mais da metade (57%) dos consumidores brasileiros julgam uma marca não apenas com base em suas ações, mas também nas ações de seus fornecedores.
A digitalização dos documentos em papel e a adoção de soluções inteligentes de gerenciamento de informações são opções para se tornar uma empresa mais sustentável.

Editorias: Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente  Informática  Industria  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: VIANEWS
Contato: VIANEWS Comunicação Integrada