NVIDIA anuncia grande lançamento do Omniverse com novos conectores e ferramentas USD, tecnologias de simulação e frameworks de Desenvolvedores
...

Empresa revela o Avatar Cloud Engine; DeepSearch, mecanismo de Pesquisa 3D de IA; Upgrade da IA do NeuralVDB para dados de volume esparso; Conexão com o NVIDIA Modulus para digital twins científicos; Atualizações para o PhysX, MDL e mais

SANTA CLARA, Califórnia — SIGGRAPH — 9 de agosto de 2022 — A NVIDIA anuncia uma nova gama de frameworks, ferramentas, aplicativos e plugins para desenvolvedores para NVIDIA Omniverse™, a plataforma para construir e conectar mundos metaversos com base na Universal Scene Description (USD).

A expansão do Omniverse inclui várias ferramentas e recursos baseados em IA que oferecem aos artistas, desenvolvedores e engenheiros o poder de criar mundos virtuais e conteúdo com mais facilidade do que nunca e conectar-se de forma mais transparente aos principais aplicativos 3D atuais, incluindo PTC Creo, SideFX Houdini, Unity, e soluções da plataforma Siemens Xcelerator.

Omniverse, uma plataforma de computação escalável multi-GPU para construir mundos virtuais, já está em uso por cerca de 700 empresas líderes em todo o mundo para aprimorar o design arquitetônico e de produtos, simplificar os fluxos de trabalho de efeitos visuais e construir digital twins de fábricas, cidades e o planeta.

“O metaverso é uma oportunidade de vários trilhões de dólares que as empresas sabem que não podem ignorar, mas muitas têm dificuldade de enxergar um caminho claro para se envolver com ele”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e tecnologia de simulação da NVIDIA. “O NVIDIA Omniverse fecha a lacuna entre os mundos físico e virtual, e essas novas ferramentas, tecnologias e colaborações tornam possível entrar na internet 3D hoje.”

Novas aplicações e frameworks

Além de lançar o NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine – um pacote de modelos e serviços de IA nativos do cloud para a criação e implantação de assistentes virtuais e humanos digitais realistas, a empresa revelou as seguintes atualizações da plataforma:

• Kit Omniverse — um kit de ferramentas para a criação de extensões e aplicações nativas do Omniverse:
o Grandes atualizações para o PhysX no Omniverse, incluindo simulação dimensionável de corpo e tecido de partículas dimensionáveis multi-GPU em tempo real, ajudando a trazer mais precisão física para mundos e objetos virtuais.
o Novos Workflows OmniLive — uma reformulação da colaboração baseada em USD no Omniverse, trazendo maior velocidade e desempenho para vários workflows 3D de aplicações e permitindo workflows USD não destrutivos para tornar a colaboração entre artistas e desenvolvedores mais fácil do que nunca.

• Omniverse Audio2Face — uma ferramenta de IA que pode criar animações faciais diretamente de um arquivo de áudio. Introduz um grande salto na animação orientada por IA com a nova capacidade de inferir e gerar emoções realistas e animar todos os recursos faciais.
• Omniverse Machinima — um aplicativo para criar efeitos cinematográficos e filmes animados em 3D com facilidade. Lança centenas de novos recursos 3D gratuitos dos jogos Post Scriptum, Beyond the Wire e Shadow Warrior 3, além de um conjunto de novas ferramentas de animação de IA como Audio2Gesture - uma IA que gera braço realista e movimento do corpo a partir de um arquivo de áudio.
• Omniverse DeepSearch — agora disponível para clientes do Omniverse Enterprise, o DeepSearch ajuda as equipes a usar a IA para pesquisar de modo intuitivo e preciso bancos de dados enormes de visuais não registrados de elementos artísticos 3D usando linguagem natural, como \"barril enferrujado, vermelho\". O DeepSearch é uma ferramenta revolucionária para desenvolvedores de games ou estúdios de efeitos visuais que têm centenas de milhares de elementos artísticos não registrados que eles não conseguem pesquisar. O premiado estúdio Industrial Light & Magic está usando o DeepSearch para desbloquear sua biblioteca de uma década de 100.000 céus.

Além disso, o NVIDIA Modulus, framework de machine learning de física, agora está disponível como uma extensão Omniverse. Oferecendo desempenho quase em tempo real, os modelos de ML de física treinados pelo Modulus são 4.000 vezes e até 100.000 vezes mais rápidos, dependendo da aplicação, ao mesmo tempo em que fornecem precisão inédita mais próxima de simulações de alta fidelidade. O módulo é um dos pilares dos digital twins científicos, incluindo o Earth-2 da NVIDIA.

Criando o metaverso com conectores USD

Como parte de um esforço colaborativo com seus parceiros nos ecossistemas de design, simulação e software CAD, a NVIDIA também revelou 11 novos conectores Omniverse, que são plug-ins baseados em USD, abrindo ainda mais os workflows do Omniverse para empresas das comunidades industrial e científica. Eles levam o número total de conectores para o ecossistema USD Omniverse para 112.

Os conectores para o PTC Creo, Visual Components e SideFX Houdini estão disponíveis em Beta. A NVIDIA anuncia o desenvolvimento contínuo de conectores para Blender, Autodesk Alias e Civil 3D, Siemens JT, SimScale, Open Geospatial Consortium e Unity, que desbloquearão ainda mais os workflows de metaverso para empresas de manufatura, engenharia e design.

“Desde seu lançamento, o Omniverse se tornou um sucesso e buscamos meios de sempre aprimorá-lo. Com essas novidades, os setores podem explorar ainda mais seus frameworks, tornando o trabalho de qualidade e mais próximo do esperado”, reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A NVIDIA também apresenta grandes atualizações para as principais tecnologias de simulação que representam materiais, física e luz em mundos do metaverso.

• NVIDIA MDL — que serviu por 10 anos como o padrão de material para representação fisicamente precisa de materiais 3D - agora é totalmente de código aberto, permitindo que os desenvolvedores tragam suporte à linguagem de definição de material para qualquer renderizador.
• NeuralVDB — em breve para beta, é a próxima evolução do OpenVDB e traz otimização de IA e GPU para conjuntos de dados de volume esparso e reduz o consumo de memória desses conjuntos de dados maciços em até 100x.

Saiba mais sobre o NVIDIA Omniverse e assista à apresentação especial do SIGGRAPH.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios
Empresa: Singular Comunicação de Resultados