Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos é inaugurada em Montes Claros em parceria com a ABREE e CODANORTE
...

Parceria possibilitará coleta e destinação final de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo de uso doméstico em 62 municípios da região norte do estado

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas - CODANORTE inaugurou a Central de Logística Reversa de Montes Claros. O objetivo é facilitar a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nos municípios integrantes do consórcio.

“A inauguração de pontos de recebimento traz diversas vantagens para a região. Com a instalação é possível a redução da emissão de gases de efeito estufa, que consequentemente diminui a poluição e aumenta a proteção dos recursos naturais, além da geração de emprego na região. Portanto, essa parceria é um marco importante para a região de Montes Claros, além de ser um ponto de partida para a conscientização acerca do descarte ambientalmente correto após o consumo”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

A central é na sede da empresa LAX Serviços Ambientais, uma empresa privada que já trabalha com resíduos eletroeletrônicos e fará o recebimento e armazenamento dos resíduos coletados nos municípios membros do consórcio, para então a ABREE retirá-los e enviá-los para a destinação final ambientalmente correta.

“A estimativa é que neste primeiro ano de instalação da Central, 400 toneladas sejam entregues. Número que deve aumentar na medida em que a população faça a adesão a essa nova postura ambiental. São 100 pontos de coleta desses materiais espalhados pela região Norte e Vale do Jequitinhonha. Pontos que incluem os parceiros da ABREE e CODANORTE”, explica André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

O evento de inauguração aconteceu na Lax e contou com a presença de autoridades como, Rodrigo Franco (Subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento), André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Eduardo Rabelo Fonseca (presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável - CODANORTE). Além disso, esteve presente também André Luiz Lopes Miranda (proprietário da Lax Serviços Ambientais) e Helen Brito (gerente de Relações Institucionais da ABREE).

Para o presidente do CODANORTE, Eduardo Rabelo, com a Central de Logística Reversa, a região se fortalece ainda mais na luta pela sustentabilidade. “Essa é mais uma das soluções encontradas pelo Consórcio e parceiros para a destinação correta dos resíduos sólidos, especificamente aqueles eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Isso significa que esses materiais produzidos em 62 municípios do Norte de Minas deixarão de ser jogados de forma inadequada no meio ambiente”, destacou.

Vale ressaltar que a regulamentação para reciclagem e logística reversa do setor foi publicada há dois anos. O Decreto Federal 10.240/2020 estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Singular Comunicação de Resultados