NVIDIA leva a IA para supply chain
NVIDIA leva a IA para supply chain
...

Software NVIDIA ReOpt AI otimiza o planejamento de rotas, separação de armazéns, gerenciamento de frota e demais desafios logísticos

A pandemia global criou uma crise na cadeia de suprimentos que afeta quase todas as pessoas e empresas do planeta. Para os consumidores, o desequilíbrio entre oferta e demanda pode ser apenas um presente a menos na árvore de Natal. As empresas, no entanto, contabilizam o prejuízo em milhões de dólares em lucros perdidos. Para ajudar o setor logístico de US$ 9 trilhões a fabricar, gerenciar e direcionar mercadorias de forma eficiente, das fábricas até lojas e lares, a NVIDIA lança o software NVIDIA ReOpt AI.

Combinando o software NVIDIA RAPIDS com algoritmos locais de heurística de pesquisa e metaheurística, como a pesquisa do Tabu, o NVIDIA ReOpt é um solucionador acelerado para big data que otimiza o planejamento e a logística das rotas de veículos em tempo real.

NVIDIA ReOpt oferece novas ferramentas para logística dinâmica e gerenciamento da supply chian para uma ampla gama de indústrias, incluindo transporte, armazenamento, manufatura, varejo e restaurantes de serviço rápido.

Uma demonstração do ReOpt no NVIDIA GTC usou o NVIDIA Isaac Sim, equipado com a plataforma NVIDIA Omniverse para simular e colaborar em mundos virtuais e fluxos de trabalho 3D, para criar primeiro uma aplicação de simulação robótica escalável que mostra a reotimização dinâmica em um ambiente fotorrealístico.

Em um momento em que a cadeia de suprimentos global enfrenta uma grande interrupção, o NVIDIA ReOpt fornece o software de Inteligência Artificial (IA) necessário para diversas atividades, desde o roteamento de veículos para entrega até a coleta e embalagem de mercadorias armazenadas com destino a residências e escritórios.

“Além de reduzir custos, uma boa gestão de supply chain aumenta a satisfação do cliente e melhora a capacidade financeira da empresa. Com ajuda da tecnologia, essa organização fica ainda mais fácil e com menos erros\", enfatiza Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Do forno da pizza à porta

Aproveitar o big data rapidamente é crucial para a Domino\'s Pizza. A empresa afirma que existem 34 milhões de maneiras de construir uma pizza - com base nas combinações potenciais de coberturas, crosta, queijo, molho e tamanho. Entregar todas as combinações possíveis de pizza da maneira mais eficiente possível é importante para os clientes. Trabalhando com a equipe NVIDIA ReOpt, a empresa implementou um sistema preditivo em tempo real que a ajuda a atender importantes padrões de entrega.

“Os resultados que alcançamos trabalhando com a NVIDIA mostraram uma grande promessa no fornecimento de insights em tempo real e acionáveis que nos ajudam a atender melhor nossos clientes a cada dia”, ressalta Andrew Birch, vice-presidente de ciência de dados da Domino\'s.

Planejando uma economia pós-pandêmica

O setor de logística é uma rede de supply chain altamente integrada que conecta produtores e consumidores por meio de vários modos de transporte, incluindo serviços de entrega expressa e aérea, ferrovia de carga, transporte marítimo e transporte por caminhão.

Entregar mercadorias diretamente na porta de um cliente tem sido um desafio, mesmo antes da pandemia da Covid-19 interromper a logística, quando milhões de pessoas passaram a fazer compras online.

Estima-se que mais da metade dos custos totais de envio resultam de entregas de última milha, impactando a lucratividade, de acordo com a ABI Research. As empresas normalmente comem cerca de 25% desse custo - um número que está aumentando devido às ineficiências da cadeia de suprimentos, de acordo com a empresa de logística Onfleet.

ReOpt, agora disponível para acesso antecipado, oferece mudanças de processo baseadas em software, incluindo:

• Otimização de rota. A otimização de rota dinâmica usa algoritmos avançados que fornecem aos despachantes e motoristas uma rota que pode reduzir drasticamente a distância, o custo do combustível, as emissões de CO2 e o tempo ocioso. As empresas obtêm feedback em tempo real sobre as condições das estradas, dados de tráfego e sugestões de rotas para criar chegadas mais precisas.
• Restrições avançadas. Modelagem de movimentos de veículos que possuem capacidades finitas e custos diferenciados. Isso inclui levar em consideração itens como produtos frescos que devem ser transportados por caminhões refrigerados ou que os clientes só estão disponíveis durante períodos específicos.
• Coleta de armazém. As empresas podem criar melhor interação homem-máquina para armazenamento automatizado e recuperação na coleta e embalagem que roteia e redireciona dinamicamente os robôs para o carregamento eficiente de caminhões à medida que novos pedidos chegam.
• Otimização do mix da frota. Rastreia o roteamento na cadeia de suprimentos com localizações e estatísticas de frota de aviões, trens, caminhões e frotas de contêineres. O software pode levar em consideração o número de pilotos, motoristas ou navios disponíveis para operar esses veículos em um determinado dia e levar em consideração os custos de manutenção.

NVIDIA Accelerated Computing aumenta a potência da precisão líder mundial

As GPUs NVIDIA oferecem a potência computacional necessária para alimentar as heurísticas mais ambiciosas, ao mesmo tempo que suportam as restrições mais desafiadoras. O ReOpt aproveita a arquitetura massivamente paralela da NVIDIA para gerar milhares de candidatos a soluções e refiná-los para selecionar apenas o melhor no final.

Como resultado, o ReOpt pode escalar para os maiores problemas em segundos com precisão de classe mundial. O software mostrou uma diferença média de precisão de 2,96%, em comparação com a solução mais conhecida do mundo para o número de veículos, nos primeiros testes no benchmark Gehring & Homberger.

Experimente ReOpt no Google Colab e inscreva-se para atualizações e acesso antecipado. Assista à apresentação do CEO da NVIDIA no GTC, Jensen Huang.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Serviços  Telecomunicações
Empresa: Singular Comunicação de Resultados