NVIDIA anuncia o Omniverse Replicator, mecanismo de geração de dados sintéticos para treinamento de IAs
...

Primeiras aplicações baseadas no Omniverse Replicator, DRIVE Sim e Isaac Sim, aceleram o desenvolvimento de veículos e robôs autônomos

A NVIDIA anuncia o NVIDIA Omniverse Replicator, um poderoso motor de geração de dados sintéticos que serão simulados fisicamente para o treinamento de redes neurais profundas.

Já nas primeiras implementações do NVIDIA Omniverse Replicator, a empresa lançou duas aplicações para geração de dados sintéticos: uma para o NVIDIA DRIVE Sim™, um mundo virtual para hospedagem do gêmeo digital de veículos autônomos, e outra para o NVIDIA Isaac Sim™, um mundo virtual para gêmeos digitais de robôs de manipulação.

“Esses dois replicadores permitem que os desenvolvedores inicializem modelos de IA, preencham as lacunas de dados do mundo real e rotulem verdades fundamentais de maneiras que os humanos não conseguem”, conta Marcio Aguiar, diretor NVIDIA Enterprise para América Latina. ”Os dados gerados nesses mundos virtuais podem abranger uma ampla gama de cenários, incluindo condições raras ou perigosas que não podem ser experimentadas regularmente ou com segurança no mundo real”, complementa Aguiar. Veículos autônomos e robôs construídos usando esses dados podem dominar habilidades em uma ampla variedade de ambientes virtuais antes de aplicá-las no mundo físico.

“O Omniverse Replicator nos permite criar conjuntos de dados diversos, massivos e precisos, e que também possuem altas qualidade, desempenho e segurança, o que é essencial para as IAs”, afirma Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação e engenharia de Omniverse da NVIDIA. “Enquanto nós mesmos construímos dois motores de geração de dados específicos de domínio, podemos imaginar muitas empresas construindo os seus próprios com o Omniverse Replicator”.

O Omniverse Replicator amplia dados do mundo real que são trabalhosos, de alto custo e que podem ser propensos a erros e incompletos, com a capacidade de criar grandes volumes de dados diversos e fisicamente precisos, adaptados às necessidades dos desenvolvedores de veículos autônomos e robótica. Também permite a geração de dados de referência que os humanos têm dificuldade de obter ou simplesmente não conseguem identificar, como velocidade, profundidade, objetos obstruídos, condições climáticas adversas ou rastreamento de movimento de objetos através de sensores.

Já utilizado como um mecanismo inestimável de geração de dados para o veículo autônomo DRIVE da NVIDIA e as equipes de robótica Isaac, o Omniverse Replicator será disponibilizado aos desenvolvedores para que eles possam criar motores de geração de dados específicos do domínio.

O Omniverse Replicator faz parte do NVIDIA Omniverse, uma simulação de mundo virtual e plataforma de colaboração para fluxos de trabalho 3D. Saiba mais sobre o Omniverse Replicator para DRIVE Sim e para Isaac Sim, nos respectivos links.

Inscreva-se gratuitamente para saber mais sobre o NVIDIA Omniverse durante o NVIDIA GTC, que está acontecendo online até 11 de novembro.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Serviços  Telecomunicações
Empresa: Singular Comunicação de Resultados