Dia Mundial da Terra: Acer reforça compromisso com o meio ambiente promovendo ações no Brasil e no mundo
...

Acer Humanity evitou a emissão de mais de 60 toneladas de CO2 em apenas um ano; No Brasil, marca cria manifesto para conscientizar população sobre o assunto

A cor no logotipo da Acer representa o compromisso social da marca com a comunidade em prol de um planeta mais “verde” e sustentável. Em todo o mundo, a empresa, que se destaca por seu modelo de negócios com foco em pessoas, dirige iniciativas que geram impactos positivos na sociedade há mais de 40 anos e, em 2021, a fim de reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente no Brasil, preparou um manifesto especial para comemorar o 50º aniversário do Dia da Terra.

Entre seus principais projetos está o Acer Humanity, programa global que estimula equipes e stakeholders a repensarem seus impactos à humanidade e à natureza por meio do compartilhamento de histórias inspiradoras e incentivo a ação. Como resultado, em 2019, apenas nas operações da Acer em todo o mundo foram recicladas 11,4 toneladas de eletrônicos e baterias; 44 mil folhas de papel bolha reutilizadas continuamente nos serviços pós-venda; redução no uso de 286,1 mil garrafas e copos de plástico; redução no uso de mais de 1,2 milhão de copos de papel; além da doação de 1,8 mil árvores para reflorestamento e a redução na emissão de mais de 60 toneladas de CO2.

Produtos eco-friendly

A sustentabilidade também é parte do DNA no portfólio de produtos da marca. A Acer está ciente de que, desde a Revolução Industrial, o meio ambiente foi fortemente afetado pelo consumo e, por isso, considera os impactos ambientais de seus produtos em cada etapa dos processos de criação, produção, estoque e pós-venda, garantindo que sua linha não seja apenas inovadora, mas também ecológica. A marca também considera o desperdício e o uso de energia no momento da fabricação, foca na redução de poluentes e substâncias perigosas nos equipamentos e, ao mesmo tempo, garante que sejam fáceis de reciclar.

Economia circular é um conceito igualmente importante neste processo; a Acer trabalha constantemente para manter os recursos em uso pelo maior tempo possível, o que inclui melhorar a eficiência energética dos equipamentos e a utilização de materiais reciclados em todas as fases.

“Na Acer tudo é especialmente pensado para garantirmos o menor impacto ambiental possível. Com nossas embalagens, especialmente, temos bastante orgulho de ter conseguido reduzir o volume e o peso de todas elas, investindo em um design com dimensões unificadas e impressão mínima; desta forma ajudamos a reduzir o consumo de combustível envolvido no transporte”, conta Alexandre Gerardo, Diretor Geral na Acer do Brasil. “Também consideramos cuidadosamente os materiais utilizados em nossas embalagens e optamos pelo uso de polpa de papel 100% reciclada. Além disso, todos os pôsteres de produtos são feitos com papel certificado pelo Forest Stewardship Council e todas as impressões usam tintas à base de água e de soja que não agridem o meio ambiente”, pontua.

Logística Reversa e Descarte de produtos Acer

O setor de atendimento ao cliente tem um papel chave na garantia do compromisso com a sustentabilidade no pós-venda e, no Brasil, a marca tem um canal exclusivo para auxiliar os usuários na reciclagem e no descarte corretos de equipamentos. Os clientes interessados no serviço devem entrar em contato via e-mail ou telefone (disponíveis no site oficial da Acer) e informar o número de série do produto para que a coleta seja providenciada.

A Acer é parceira da a entidade de logística reversa Green Eletron, que auxilia a marca no atendimento à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), e fica responsável pela coordenação dos serviços de coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados. Apenas em 2020, a empresa garantiu a coleta de 12,8 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em campanhas de reciclagem e conscientização em todo o Brasil.

Manifesto em homenagem ao 50º aniversário do Dia da Terra

Em celebração ao Dia da Terra 2021, a Acer reforça seu compromisso com a comunidade e a natureza por meio de um manifesto importante. “Somos cientes da importância e da nossa responsabilidade como marca em incentivar nossa equipe, usuários e sociedade a refletirem sobre o impacto de suas ações no meio ambiente”, pontua Gerardo. “Com este manifesto, esperamos encorajar cada vez mais pessoas a se unirem a nós com o propósito de lutar pelo planeta Terra e por um futuro mais verde para todos”, finaliza.

Confira o manifesto da Acer, abaixo, na íntegra:

Mais do que uma cor, para a Acer o verde é uma missão!

Mais do que recursos tecnológicos de qualidade, queremos oferecer consciência ambiental para nossos clientes.

Mais do que ser uma empresa líder em vendas, desejamos ser exemplo de sustentabilidade.

Nossas ações são para preservar o meio ambiente desde o momento que um novo produto é criado, até o final de sua vida útil.

Cuidamos para usar materiais que causem menos impacto ambiental e possam ser reutilizados, desde a matéria-prima de nossos produtos, até sua embalagem.

Incentivamos nossos clientes a reciclarem e descartarem seus dispositivos adequadamente, colaborando para essa rede de sustentabilidade.

Nosso compromisso com o meio ambiente transcende a preservação de recursos naturais e se transforma em parcerias pela vida e pelas causas sociais.

Cuidando do nosso planeta, cuidamos também de você.

Faça parte dessa corrente sustentável. Conte com a Acer!

Para mais informações sobre logística reversa e reciclagem de eletroeletrônicos, acesse: http://www.acer.com/ac/pt/BR/content/recycling

Para mais informações sobre as ações de sustentabilidade da Acer, acesse: http://www.acer-group.com/sustainability/en

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Singular Comunicação de Resultados