Referral Marketing: porque o ‘boca a boca’ funciona tão bem?
77% dos consumidores se sentem incentivados a comprar através da recomendação boca a boca | Image: Pixabay

Quando o assunto é comprar, nossa decisão de compra nunca acontece de forma simples, pois somos sempre influenciados por uma indicação

Os tempos passaram, as Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) avançaram e o ‘boca a boca’ continua sendo uma das estratégias de marketing mais eficientes dos tempos modernos. Esse método, aliás, não é exatamente uma novidade e é mais antigo do que você imagina.

Ele teve origem com os povos da pré-história, que compartilhavam informações sobre os locais perigosos por onde não deveriam trafegar, por exemplo. Avançando para o nosso presente, se bem empregado, o boca a boca pode alavancar as vendas de qualquer tipo de empresa.

Podemos dizer que o homem indica por natureza. É intrínseco ao ser humano a indicação de produtos ou serviços que tenham causado boas experiências. As estatísticas comprovam essa afirmação.

De acordo com pesquisa Global da Nielsen sobre marketing boca a boca, 92% dos consumidores espalhados pelo mundo declararam que confiam plenamente em comprar algo indicado por um amigo ou familiar, ante outro método de propaganda.

Isso é a prova de que como clientes somos os melhores vendedores. É o que acredita também Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. O empresário norte-americano afirma: “Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo”, se referindo ao marketing boca a boca.

Fato é que, o ‘boca a boca’ continua sendo uma das estratégias de marketing mais assertivas e promissoras da atualidade - que o digam os digitais influencers que cada vez mais crescem no Brasil e no mundo.

Mas afinal, qual a relação entre Referral Marketing ou Marketing de indicação e o ‘boca a boca’?

Referral Marketing, que no português significa “Marketing de Referência” (também chamado de Marketing de Indicação), tem tudo a ver com o tradicional ‘boca a boca’. O foco principal dessa estratégia é depositar a confiança naquela pessoa que já consumiu seu produto ou serviço.

Em suma, Referral Marketing diz respeito à técnica de incentivar e motivar clientes, parceiros e colaboradores de um determinado negócio a indicar seus produtos ou serviços para outras pessoas. É comum dentro das empresas que utilizam essa estratégia ofertar benefícios para quem recomenda.

Neste sentido, o marketing boca a boca é uma faceta dessa área que se encaixa dentro do Referral Marketing. Vale lembrar que ele nem sempre ocorre pessoalmente. Com a ascensão das redes sociais, por exemplo, essa estratégia se tornou uma ferramenta poderosíssima para quem trabalha com marketing digital. Ainda segundo a pesquisa Global da Nielsen sobre marketing boca a boca, 77% dos consumidores se sentem incentivados a comprar através da recomendação boca a boca.

O que leva o boca a boca a atingir resultados e funcionar tão bem?

Uma das principais razões que nos leva a acreditar que o Marketing boca a boca, em particular aquele que ocorre de maneira absolutamente espontânea, sem benefícios ou pagamentos, funciona tão bem e atinge bons resultados é porque as pessoas, na sua grande maioria, levam muito mais a sério a opinião de quem já consumiu aquele produto ou serviço do que os anúncios patrocinados.

Isso faz total sentido. Vamos refletir na seguinte ideia: você tende a confiar mais em uma marca que nunca ouviu falar ou em uma que já foi utilizada por um amigo ou familiar que viveram experiências positivas? Ou então já buscou na internet ou nos comentários das redes sociais avaliação sobre a empresa, produto ou serviço?

Hoje em dia tem sido cada vez mais comum o consumidor buscar recomendação, por isso a importância das empresas investirem neste tipo de estratégia de marketing.

Para toda empresa a recomendação é muito valiosa, e por isso utilizar a estratégia de Referral Marketing é essencial para o negócio. Quando o cliente teve uma ótima experiência com aquela marca e recomenda seu produto ou serviço, ela faz questão de falar bem e espalhar para outras pessoas. É isso que tem acontecido atualmente com os “Embaixadores de marcas” e Digital Influencers.

As empresas precisam estar atentas, especialmente nas plataformas digitais, aos consumidores que são fãs da sua marca, pois eles tendem a se tornar potenciais influenciadores na rede em que estão inseridos.

Ricardo Martins

Com mais de 15 anos de experiência em marketing e desempenho digital, Ricardo Martins, atualmente, é Consultor de Transformação Digital na Pon Digital Consulting. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de trabalhar com serviços relacionados à relações públicas, marketing, gerenciamento de projetos, Business Intelligence, tecnologia, User Experience, entre outros. Sendo executivo de grandes agências e empresas, o profissional liderou equipes e projetos de grandes players do mercado, dentre eles: Spotify, Procter and Gamble, Johnson e Johnson, Fiat, Jeep, Sodexo, Itaú, Renault, Pernambucanas e Nextel.

Informações à imprensa:
Temma Agência

Viviane Mendes
vivi@agenciatemma.com
011 9 5447 0889

Stefani Pereira
stefani@agenciatemma.com
011 9 8077 0105

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação: 15/06/21
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags: